UOL Olimpíadas 2008 Notícias

20/08/2008 - 02h23

Na estréia do BMX, norte-americano tem a melhor classificação

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Na estréia do esporte como parte do programa olímpico, 32 homens e 16 mulheres começaram a disputa do BMX na pista de Laoshan, nesta quarta-feira, na luta pelo primeiro ouro olímpico na prova.

Phil Noble/Reuters
No primeiro dia do BMX em Pequim os homens disputaram baterias eliminatórias
Jacky Naegelen/Reuters
Kyle Bennett é atendido ainda na pista, após sofrer queda na terceira bateria
SAIBA MAIS DA MODALIDADE
CALENDÁRIO DE CICLISMO
No primeiro dia de disputa, os ciclistas fizeram duas baterias iniciais que serviram apenas para dividi-los em chaves na fase seguinte. Definidas as chaves, os homens foram para a disputa das quartas-de-final, enquanto as mulheres terão que esperar até quarta-feira à noite (horário do Brasil) para disputar a semifinal.

Nas quartas, os homens fizeram os 350 metros de pista e o favorito Maris Strombergs, da Letônia, teve o melhor aproveitamento com seis pontos, juntamente com Sifiso Nhlapo, da África do Sul. O letão é o atual campeão mundial.

Ainda na mesma chave, o norte-americano Kyle Bennett, tricampeão mundial (2002, 2003 e 2007), garantiu a classificação com 14 pontos, mesmo não completando a última bateria. O campeão sofreu uma queda depois de se chocar com o holandês Raymon van der Biezen e machucou o seu ombro esquerdo. Apesar da lesão, Bennett confirmou sua participação na prova de quarta-feira. Seus compatriotas Mike Day, de apenas 23 anos, e Donny Robinson se classificaram, respectivamente, com 3 e 11 pontos.

Mike foi o ciclista com a menor pontuação de todas as chaves e avança para a semifinal como favorito. O australiano Jared Graves, vice-líder do ranking mundial, foi o segundo melhor da prova, com quatro pontos. O neozelandês Marc Willers, quinto no ranking, apesar de não estar em uma boa temporada, fez nove pontos e se classificou para a semifinal.

Entre as mulheres, consolidando a fama de favorito, o Reino Unido, que já possui oito ouros, quatro pratas e dois bronzes nas diferentes provas de ciclismo em Pequim, pode ainda conquistar mais uma medalha com Shanaze Reade, atual bicampeã mundial da prova.

A ciclista passou para a semifinal, que acontecerá nesta quarta-feira às 22h30 (horário de Brasília), com o segundo melhor tempo, assumindo o domínio do esporte em seu país.

A líder do ranking mundial e bronze no mundial deste ano Sarah Walker, da Nova Zelândia, ficou apenas com o quarto melhor tempo, mas o suficiente para ir tranqüila para a semifinal.

Anne-Caroline Chausson, da França, que é bicampeã de montain bike downhill, prova não olímpica, prata no mundial no BMX deste ano, e vice-líder do ranking mundial, conseguiu o melhor tempo na bateria classificatória para a semifinal. Sua compatritota Laetitia le Corguille, bronze no mundial de 2005, ficou com o terceiro tempo.

A argentina Maria Gabriela Diás quarta colocada do ranking mundial é a atual campeã panamericana da prova e ficou com o quarto tempo.

Compartilhe: