UOL Olimpíadas 2008 Notícias

20/08/2008 - 00h54

Rússia confirma força contra Bulgária e avança no vôlei masculino

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A Rússia confirmou, nesta quarta-feira, ser uma das seleções cotadas ao título do torneio olímpico de vôlei masculino. Os atuais terceiros colocados da Liga Mundial enfrentaram a força do ataque da Bulgária e reagiram bem, com exceção do primeiro set, em que não conseguiram se impor diante do bombardeio búlgaro. No final, prevaleceu o volume de jogo dos russos, que venceram por 3 sets a 1, com parciais de 20-25, 25-16, 25-22 e 25-21, e se classificaram para as semifinais.

Baseada na ótima fase de Maxim Mikhaylov, a Rússia se mantém como um dos principais rivais da seleção brasileira pelo ouro da modalidade em Pequim. Os russos, inclusive, já mostraram a sua força contra os brasileiros nas Olimpíadas, ao vencer a equipe de Bernardinho na primeira fase, por 3 sets a 1.

O primeiro set começou equilibrado, apesar do favoritismo da Rússia. Os russos tiveram dificuldades para segurar a força de ataque adversária, mas conseguiram aproveitar as oportunidades para não deixar os búlgaros conquistarem grande vantagem. No entanto, no fim do set, a Bulgária controlou o jogo e abriu 21 a 18. Com três pontos de folga, a equipe búlgara fechou a parcial em 25 a 20, após 23 minutos.

Com um set de vantagem, os búlgaros até conseguiram manter a postura ofensiva no início do segundo set, mas não por muito tempo. A Rússia virou o jogo e não deu mais chances para a equipe rival na parcial. No momento decisivo do set, os russos foram bem melhores e, com dois pontos de saque e um bloqueio de Sergey Tetyukhin, abriram 21 a 16. A partir daí, a equipe da Rússia foi perfeita e fechou o set em 25 a 16.

A Bulgária continuou mal no terceiro set, também por culpa dos russos, que conseguiram manter o mesmo volume de jogo. Na primeira parada técnica da parcial, a Rússia já contava com uma vantagem segura no marcador (8-5). Usando, principalmente, as bolas de meio-de-rede, o atuais terceiros colocados da Liga Mundial abriram ainda mais na seqüência, para chegar à segunda parada com 16 a 12. A Bulgária conseguiu reagir, mas não o suficiente para evitar novo revés, por 25 a 22, após ataque na diagonal de Maxim Mikhaylov.

As duas seleções fizeram a parcial mais equilibrada do jogo no quarto set. Em uma partida de muita potência ofensiva, o jogo seguiu igual até o final. Mas com um grande final de set de Poltavskiy, que atacou, sacou e bloqueou, a Rússia abriu 24 a 21. Em seguida, após bloqueio de Tetyukhin, a Rússia fechou o jogo em 25 a 21 e confirmou presença nas semifinais. Agora, a Rússia espera o vencedor da partida entre EUA e Sérvia.

Compartilhe: