UOL Olimpíadas 2008 Notícias

19/08/2008 - 15h58

Ricardo/Emanuel e Márcio/Fábio Luiz fazem clássico por vaga na final

Lello Lopes
Em Pequim (China)
Nos últimos quatro anos, as duplas Ricardo/Emanuel e Márcio/Fábio Luiz se revezaram nas primeiras colocações dos torneios nacionais e internacionais. Nesta terça-feira, às 23h (de Brasília), eles farão o confronto mais importante do período: nas semifinais dos Jogos Olímpicos de Pequim.

Carlos Barria/Reuters
Ricardo e Emanuel formam a dupla mais vitoriosa do Brasil no vôlei de praia
Thomas Coex/AFP
Márcio e Fábio Luiz tiveram trabalho para se classificar para os Jogos Olímpicos
PÁGINA OLÍMPICA DO VÔLEI DE PRAIA
VEJA OS PERFIS DOS ATLETAS
Ricardo e Emanuel se classificaram para as semifinais ao vencerem os norte-americanos Jake Gibb e Sean Rosenthal por 2 sets a 0. Já Márcio e Fábio Luiz avançaram com um triunfo diante dos austríacos Florian Gosch e Alexander Horst.
O vencedor do confronto irá enfrentar na decisão do torneio olímpico quem levar a melhor no jogo entre os brasileiros naturalizados georgianos Jorge/Renatão e os norte-americanos Phil Dalhausser e Todd Rogers.

As duplas brasileiras começaram a se enfrentar em 2005, quando Márcio e Fábio Luiz formaram a parceria. No histórico de resultados, Ricardo e Emanuel levam ampla vantagem. No período eles ganharam três vezes o Circuito Mundial, uma o Circuito Brasileiro e a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Já Márcio e Fábio Luiz têm um título do Circuito Brasileiro e três terceiros lugares no Circuito Mundial.

Formada em 2002, a dupla Ricardo e Emanuel é a mais vitoriosa da história do país. Nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004, eles quebraram um tabu e conquistaram a medalha de ouro.

Apesar do favoritismo, os campeões olímpicos apostam em um jogo equilibrado na semifinal na Arena de vôlei de praia de Chaoyang. "Jogar Brasil contra Brasil é um dos jogos mais difíceis que tem porque todo mundo se conhece", disse Emanuel.

Já Márcio e Fábio Luiz, que se classificaram para as Olimpíadas após uma duríssima batalha contra Pedro e Harley, apostam na superação para surpreender os favoritos na semifinal.

"A vontade e a garra vão ser fundamentais. A dificuldade para se classificar está sendo positiva. Agora é só jogar, com cabeça, espírito e ânimo", definiu Fábio Luiz.

Compartilhe: