UOL Olimpíadas 2008 Notícias

19/08/2008 - 17h17

Espírito de 2008 'não dá para comparar' com o de 2004, diz Zé Roberto

Lello Lopes
Em Pequim (China)
O técnico José Roberto Guimarães levou pela segunda vez seguida a seleção brasileira feminina de vôlei para a semifinal olímpica. Em Atenas-2004, o time amargou uma derrota traumática para a Rússia. Agora em Pequim-2008, a seleção vai enfrentar China na próxima quinta-feira, às 9h (de Brasília).

Jorge Silva/Reuters
Em 2004, o Brasil perdeu nas semifinais para a Rússia, e ficou de fora da final...
Andy Wong/AP
...mas em 2008 as meninas tentam dar a volta por cima e conquistar um ouro
BRASIL ENFRENTA ANFITRIÕES
VEJA AS FOTOS DA VITÓRIA
PÁGINA OLÍMPICA DO VÔLEI
Questionado sobre a diferença do espírito do grupo entre as duas Olimpíadas, Zé Roberto foi categórico. "Não dá para comparar."

Em 2004, o Brasil enfrentou uma crise interna. Após os Jogos de Atenas, Zé Roberto deu a entender que a levantadora Fernanda Venturini levava para o marido, o técnico Bernardinho, informações do time feminino. A jogadora rebateu, prometendo revelar a 'verdade' sobre Zé Roberto. A reaproximação entre os dois só aconteceu no começo deste ano, quando Venturini tentou, em vão, voltar à seleção.

Além disso, em Atenas o time chegou à semifinal sem enfrentar grandes rivais. "Em 2004 a gente não foi testado. A nossa chave era fácil, só jogamos contra a Itália", lembrou o treinador. Em Pequim, na primeira fase o Brasil enfrentou Rússia, Sérvia e Itália, respectivamente primeiro, terceiro e quarto colocados do último Mundial.

Outra mudança em relação ao time que ficou em quarto lugar em Atenas foi o período de preparação da seleção. Zé Roberto assumiu o grupo em 2003 após uma grave crise entre as jogadoras e o então técnico Marco Aurélio Motta.

"Naquele ano eu convivi pouco com aquelas jogadoras. Alguns técnicos conheciam as atletas muito mais do que eu. Agora tive quatro anos de preparação com este grupo", afirmou o treinador.

Da atual seleção, seis jogadoras estiveram em Atenas: a levantadora Fofão, as centrais Walewska e Fabiana, as pontas/opostos Mari e Valeskinha, e a ponteira Sassá. No último ciclo olímpico a equipe conquistou o Grand Prix três vezes e foi vice-campeã mundial.

Compartilhe: