UOL Olimpíadas 2008 Notícias

19/08/2008 - 10h22

Recordista passeia e avança nos 110 com barreiras; Anselmo fora

Do UOL Esporte*
Em São Paulo
Sem rivais após a desistência do atual campeão olímpico, o chinês Liu Xiang, Dayron Robles dominou a segunda fase dos 110 m com barreiras. No Ninho de Pássaro, o atual recordista da prova liderou sua série e não teve problemas para chegar à semifinal.

Seguro, o cubano não precisou forçar sua série. Sem derrubar barreiras, ele ainda teve tempo de diminuir o ritmo nos metros finais, terminando em 13s19, distante do polonês Artur Noga, com 13s36. Completou com a terceira posição o holandês Gregory Sedoc, com 13s43.

Quem não se deu bem foi o brasileiro Anselmo Gomes, que havia se classificado após a primeira série de eliminatórias. O barreirista teve um desempenho muito fraco, encerrando a prova em 13s84, na sétima e última posição e se despedindo das Olimpíadas de Pequim. O tempo foi inferior ao de classificação (13s55) e ficou a cerca de meio segundo de seu recorde pessoal, de 13s31.

A série de Anselmo foi a mais forte, já que o vencedor bateu o tempo de Robles. O líder foi o norte-americano David Oliver, que fechou em 13s16, bem à frente do francês Ladji Doucoure (13s39).

Mesmo sem a grande estrela da casa, Liu Xiang, os chineses ganharam nova razão para torcer. Dongpeng Shi, com 13s42, também confirmou o lugar na próxima fase.

"Liu Xiang não pôde correr e isso entristeceu a todos", disse Shi. "Hoje eu o encontrei e ele me desejou boa sorte. Espero honrar a China no lugar dele. Não estou acostumado a aplausos, mas fiquei feliz com a atenção do público." A semifinal da prova acontecerá nesta quarta-feira, a partir das 10h55 (horário de Brasília).

100 m com barreiras
Entre as mulheres, porém, o favoritismo de LoLo Jones não se confirmou. A norte-americana, grande favorita ao ouro e dona do melhor tempo nas semifinais (12s43), saiu à frente, mas tropeçou na quarta barreira e perdeu o ritmo, ficando para trás.

Sua compatriota, Dawn Harper cruzou à frente e levou o ouro com 12s54, sua melhor marca da carreira. A australiana Sally McLellan e a canadense Priscilla Lopes-Schliep empataram em segundo lugar, com 12s64. LoLo Jones amargou o sétimo lugar, com 12s72.

*Atualizada às 11h38

Compartilhe: