UOL Olimpíadas 2008 Notícias

19/08/2008 - 08h51

Nigéria garante lugar na final com goleada e assombra a Argentina

Do UOL Esporte
Em São Paulo *
Com uma goleada por 4 a 1 sobre a Bélgica, a Nigéria garantiu lugar na decisão dos Jogos Olímpicos de Pequim para o terror de Brasil e Argentina. Encarar a seleção africana, campeã em Atlanta-96, não traz boas lembranças para a Argentina, que ganhou o direito de estar na decisão do futebol masculino em Pequim-08 ao vencer o Brasil por 3 a 0.

Reuters
Nigéria marcou quatro gols e tem o melhor ataque do torneio olímpico, na China
Reuters
Seleção africana foi campeã em Atlanta com vitória sobre a Argentina na decisão
Reuters
Belgas, que surpreenderam ao tirar a Itália da briga por medalha, vão tentar o bronze
VEJA MAIS FOTOS DA PARTIDA
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE FUTEBOL
PÁGINA ESPECIAL DOS JOGOS
PRÉ-JOGO DE BRASIL E ARGENTINA
Na campanha do título nos Estados Unidos em 1996, a Nigéria venceu a Argentina e conquistou o ouro - os nigerianos já haviam superados os brasileiros na semifinal.

A Nigéria não encontrou dificuldades para confirmar vaga na decisão. Com toque de bola envolvente e ofensivo, os campeões olímpicos em 1996 dominaram os belgas durante toda a partida em Xangai.

Nas Olimpíadas, os nigerianos têm mostrado um diferencial em relação às tradições africanas: a força defensiva. A equipe comandada por Samson Siasa sofreu apenas três gols na competição. É a segunda melhor defesa, atrás apenas do invicto Brasil. Na frente, Obinna é o destaque da equipe com dois gols marcados nos Jogos.

A decisão do ouro olímpico está marcada para o próximo sábado, à 1h (de Brasília), em Pequim. Será a primeira e única partida do futebol disputada dentro do estádio Ninho de Pássaro, palco da cerimônia de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de Pequim. Menos prestigiada, a disputa do bronze será em Xangai, na sexta-feira, às 8h (também de Brasília).

O jogo
Com quatro jogadores de ataque, a Nigéria iniciou a partida se lançando ao ataque. Mas, apesar do enorme poder ofensivo, coube ao defensor Adefemi abrir o placar em Xangai. O nigeriano foi para área para aproveitar cobrança de escanteio e se deu bem. Após um chute de longa distância cortado pela defesa belga, a bola sobrou para Adefemi, livre de marcação, mandar para o fundo do gol aos 17 minutos de jogo.

O time belga sentiu o gol e, ao invés de buscar o empate, resignou-se. A melhor oportunidade da equipe que se classificou com o segundo lugar do grupo do Brasil aconteceu aos 26min em cobrança de escanteio que Vertonghen mandou para fora.

A Nigéria não demorou a responder e teve chance clara de marcar aos 35min. Okoronkwo avançou livre pela direita e invadiu a área. Mas, na hora de finalizar, foi bloqueado por um zagueiro belga que mandou para escanteio.

O segundo tempo parecia começar bem para a Bélgica, que chegou a mandar uma bola na trave aos 10min. Quatro minutos depois, a resposta nigeriana foi fatal. Após cruzamento da direita, Obasi invadiu a área pelo centro e, completamente livre, ampliou a contagem.

Aos 19min, Anichebe desperdiçou chance incrível. O nigeriano recebeu livre dentro da área, com o goleiro Bailly vencido. Porém, mesmo com o gol aberto, mandou para fora.

Mas, aos 23min, Obasi não desperdiçou. Obinna, cercado por dois zagueiros, rolou para o atacante na intermediária. Obasi chutou de longe e marcou um golaço. Aos 33 min, foi a vez de Okonkwo chutar de fora da área e balançar as redes. No final, Laurent Ciman diminuiu.

Nigéria
Vanzekin, Okonkwo, Onyekachi, Adeleye e Adefemi; Sani Kaita e Ajilore (Ekpo); Obasi (Isaac), Obinna, Okoronkwo (Anichebe) e Odemwingie.

Bélgica
Bailly; De Roover, Simaeys, Pocognoli; Haroun, Vertonghen, Martens (Odija), Tom de Mul (Mulemo), Vanden Borre; Mirallas (Laurent Ciman) e Dembele.

Árbitro: Pablo Pozo (Chile)
Auxiliares: Julio Dias e Patrício Basualto (Chile)
Cartões amarelos: Ajilore (BEL) Simaeys (BEL) Okonkwo (NIG) Odija (BEL) Vertonghen (BEL)
Gols: Adefemi, aos 15min do primeiro tempo. Obasi, aos 14min e aos 26 min, Okonkwo, aos 33min e Laurent, aos 43 min do segundo tempo.

* Atualizada às 13h02

Compartilhe: