UOL Olimpíadas 2008 Notícias

19/08/2008 - 05h09

Em noite de Miao, China vence e avança à semifinal do basquete

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Lideradas pela ala/armadora Lijie Miao, autora de 28 pontos na partida, a China eliminou a Belarus no basquete feminino dos Jogos Olímpicos de Pequim com uma vitória por 77 a 62, nesta terça-feira, e se garantiu pelo menos entre as quatro melhores da modalidade ao alcançar a primeira vaga das semifinais.

Dusan Vranic/AP
Ala/armadora Lijie Miao fez 28 pontos e ajudou a China a alcançar a semifinal
LEIA MAIS SOBRE A MODALIDADE
MAIS SOBRE A ANFITRIÃ DOS JOGOS
VEJA OS CONFRONTOS DAS FINAIS
LEIA NOTÍCIAS EM TEMPO REAL
A China havia se classificado às quartas-de-final com a segunda melhor campanha do Grupo B da competição. Apesar do massacre sofrido para os Estados Unidos na segunda rodada por 108 a 63, a maior diferença do basquete feminino nestas Olimpíadas até o momento, as anfitriãs venceram as quatro outras partidas do grupo, se credenciando como favoritas na partida diante das bielo-russas.

As duas equipes começaram o confronto com duas propostas bem diferentes. Nos cinco minutos iniciais, enquanto a China convertia chutes de longa distância, a Belarus apostava nas jogadas de infiltração. Porém, ambos os times desperdiçaram muitos arremessos no primeiro quarto. A China, um pouco melhor, errou menos no final e terminou à frente por 19 a 13.

No segundo período, a Belarus marcou logo no primeiro ataque e deu a impressão que iria dar trabalho às chinesas. Porém, ficou quase cinco minutos sem pontuar e viu a adversária converter três ataques seguidos e aumentar a diferença no placar. Na metade final do quarto, Natallia Marchanka ainda tentou colocar as bielo-russas de volta na partida com quatro pontos, mas a China tinha a ala/armadora Lijie Miao, que marcou cinco pontos no período e chegou a 12 tentos na partida, ajudando sua equipe a fechar o primeiro tempo em 38 a 25.

Os erros bielo-russos do primeiro tempo voltaram a prejudicar a equipe no início do segundo. Já a China voltou ainda melhor nos chutes de três e, além disso, começou a trabalhar também as jogadas dentro do garrafão. Com menos de três minutos para o final do terceiro período, a "craque" chinesa, Lijie Miao, tinha mais pontos do que os destaques da Belarus no torneio, Leuchanka e Troina, juntas: 16 a 9. A vantagem chinesa chegou a 22 pontos, mas Leuchanka e Troina acordaram e com nove pontos diminuíram a diferença para 13.

A China pareceu sentir a pressão no início do último período e viu a vantagem cair para um dígito nos dois minutos iniciais. Mas com Miao, que anotou nove pontos no quarto, as chinesas logo se recompuseram e recuperaram o domínio do jogo. As bielo-russas apenas conseguiram acompanhar o ritmo chinês. Perderam o quarto por apenas dois pontos: 21 a 19.

Classificadas, as chinesas agora aguardam o adversário da semifinal que sai do confronto entre Austrália e República Tcheca, que duelam ainda nesta terça-feira. Assim como as norte-americanas, as australianas ainda continuam invictas nas Olimpíadas.

Compartilhe: