UOL Olimpíadas 2008 Notícias

19/08/2008 - 02h23

Noruega vence clássico e avança no handebol feminino

Do UOL Esporte
Em São Paulo*
Uma das seleções cotadas ao título do torneio olímpico de handebol feminino, a Noruega não deu chances para ser surpreendida nesta terça-feira. Estreante em Olimpíadas, a Suécia não foi páreo para as norueguesas. As vice-campeãs mundiais conquistaram a classificação para as semifinais ao vencer o clássico escandinavo, por 31 a 24.

Sergey Ponomarev/AP
Destaque da vitória da Noruega sobre a Suécia, Lunde encara marcação rival
NOTÍCIAS DAS OLIMPÍADAS
VEJA TABELA DAS FINAIS
VEJA FOTOS DA RODADA
E o início mostrou quem mandaria na partida. Aos 6min, a Noruega já vencia as adversárias por 4 a 1. A postura defensiva sueca funcionou contra as rivais, mas o aproveitamento das oportunidades de ataque era baixo, já que a goleira Haraldsen fazia grandes defesas. Na metade da primeira etapa, a Noruega já havia construído uma segura vantagem (8-3).

O restante do primeiro tempo apenas confirmou o domínio norueguês no confronto. Forte na defesa, comandada por Lunde, a Noruega fechou os primeiros trinta minutos com uma vantagem ainda maior: 16 a 10.

Superiores, as norueguesas continuaram atacando muito bem, mas a Suécia melhorou e deu mais trabalho às rivais, que controlavam o jogo, mas não conseguiam abrir uma folga maior no marcador. Aos 12min do segundo tempo, o placar ainda apontava margem de cinco gols (23-18).

Apesar de não encontrar tanta facilidade quanto no primeiro tempo, a Noruega se manteve na frente. A força norueguesa desanimou as suecas, que voltaram a perder oportunidades de gol e deram maior liberdade para as adversárias no ataque. Ficou ainda mais fácil para a Noruega se garantir nas semifinais, com uma vitória por 31 a 24.

Agora, as norueguesas lutam contra a Hungria, que surpreendeu ao vencer a Romênia, por 34 a 30, por uma vaga na decisão da modalidade. A suecas e romenas seguem para a definição das posições de 5º a 8º do torneio olímpico.

*Atualizada às 4h40

Compartilhe: