UOL Olimpíadas 2008 Notícias

19/08/2008 - 00h32

Xue e Zhang Xi perdem na semi e enfrentam Talita/Renata pelo bronze

Do UOL Esporte
Em São Paulo
As brasileiras Talita e Renata enfrentam na disputa do bronze olímpico as jovens Xue e Zhang Xi, da China, que foram derrotadas de virada pelas compatriotas Tian Jiae e Wang por 2 sets a 1 (22-24, 29-27, 15-8) na semifinal do vôlei de praia feminino. As vitoriosas enfrentam agora a dupla norte-americana Walsh/May, que venceu as duas duplas do Brasil na competição.

As primeiras brasileiras a caírem foram Larissa e Ana Paula, nas quartas-de-final. Depois, as atuais campeãs olímpicas enfrentaram Talita e Renata pela semifinal do torneio e o resultado foi mais uma vitória por 2 sets a 0 das carrascas Walsh/May.

Mais que um confronto entre quatro atletas da casa, a segunda semifinal do torneio olímpico marca o crescimento do vôlei de praia no território chinês. A última participação de uma dupla do país em Olimpíadas foi em Sydney-2000, quando terminaram em 19º lugar. Oito anos depois, em casa, a China garantiu duplas na disputa pela medalha de ouro e bronze.

Como era previsto, a semifinal começou equilibrada entre as duplas chinesas. O diferencial no início do primeiro set foi o saque forçado de Xue e Zhang Xi, que dificultou a recepção das adversárias e permitiu à dupla abrir a primeira vantagem do jogo.

Tian Jia e Wang melhoraram a recepção e se recuperaram antes do final do set. O equilíbrio marcou o fim da parcial, mas no segundo set point mais uma vez o saque de Xue foi diferencial. Em erro de recepção da dupla adversária, Xue e Zhang Xi fecharam a primeira etapa.

O segundo set começou com a resposta agressiva de Tian Jia e Wang. Mais experientes, as terceiras colocadas do ranking mundial abriram 9 a 3 logo no início da parcial, obrigando as adversárias a pedir um tempo. Porém, mais uma vez o saque de Xue e Zhang Xi fez a diferença, atrapalhando o ataque adversário e permitindo à dupla encostar no placar. Depois de uma verdadeira maratona na decisão da parcial, Tian Jiae Wang conseguiram fechar o set em 35 minutos, depois de seis set points, 29 a 27.

No terceiro e decisivo set a pontuação termina em 15 pontos. Qualquer escapada no placar, portanto, pode ser decisiva. Sabendo disso, a experiente dupla Tian Jia/Wang soube administrar a vantagem conquistada no início da parcial e fechou o jogo em 15 a 8, numa bela virada. As chinesas agora decidem o ouro contra as favoritas Walsh/May. Talita e Renata enfrentam as jovens Xue/Zhang Xi, pela medalha de bronze.

Compartilhe: