UOL Olimpíadas 2008 Notícias

19/08/2008 - 00h05

Tsuboi vence no individual e vai à chave principal no tênis de mesa

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O Brasil venceu o primeiro confronto no tênis de mesa nos Jogos de Pequim. Gustavo Tsuboi, que já atuou nas Olimpíadas no torneio por equipes, venceu na chave preliminar o canadense Peter-Paul Pradeeban por 4 a 3, 11-7, 11-6, 10-12, 11-7, 7-11, 9-11 e 12-10.

Chitose Suzuki/AP
Gustavo Tsuboi em ação na chave individual do tênis de mesa em Pequim
VEJA MAIS DO TÊNIS DE MESA
OS ATLETAS BRASILEIROS
FOTOS DO TÊNIS DE MESA
O resultado leva o brasileiro, número 154 do mundo, à disputa principal do torneio individual dos Jogos. Em Pequim, o mesa-tenista já atuou ao lado de Hugo Hoyama e Thiago Monteiro em três confrontos: contra Taiwan, Coréia do Sul e Suécia.

Nestes Jogos, Tsuboi ainda não tinha vencido. Em duplas, com Monteiro, perdeu duas vezes. E, em simples, contra adversários melhores no ranking mundial, perdeu duas vezes também.

No confronto desta segunda à noite (horário de Brasília), na terça já na China, o brasileiro viu um velho conhecido pela frente. Pradeeban é o 211º do mundo e enfrentou o time nacional nos Jogos Pan-Americanos. O próprio técnico canadense era uma arma para ser usada contra Tsuboi. Marles Martins é ex-treinador da seleção brasileira e tentou ajudar o time da América do Norte nos Jogos de Pequim.

Vibrando muito e com bom saque, Tsuboi, de 23 anos, mostrou sua evolução na mesa depois de mais de um ano morando na Europa. Ele venceu as duas primeiras parciais com tranqüilidade. O canadense descontou na terceira, mas depois o mesa-tenista nacional aumentou a vantagem para 3 a 1 no jogo. Pradeeban conseguiu novamente diminuir e se aproximou em 3 a 2.

Quando sacava para fechar, com 9 a 5, no sexto game, o brasileiro tomou uma virada do canadense, que fez seis pontos em seguida e empatou em 3 a 3 a partida. Na decisão, o canadense teve 10 a 6 no placar. Aí foi a vez de o brasileiro reagir. Ele igualou em 10 a 10 e fechou em 12 a 10.

O outro mesa-tenista nacional no individual, Monteiro, ainda estréia na chave principal. O cearense, que é o 66º colocado do ranking, joga contra Hyok Bong Kin, da Coréia do Norte, que derrotou Ibrahim Al-Hasan, do Kuwait.

Compartilhe: