UOL Olimpíadas 2008 Notícias

18/08/2008 - 22h41

Renata e Talita perdem para americanas e ficam fora da final

Lello Lopes*
Em Pequim (China)
O Brasil pela primeira vez está fora da final do vôlei de praia feminino dos Jogos Olímpicos. Na noite desta segunda-feira (horário de Brasília), Renata e Talita foram arrasadas pelas norte-americanas Kerri Walsh e Misty May-Treanor por 2 sets a 0, com parciais de 21-12 e 21-14 pelas semifinais da competição em Pequim.

Flávio Florido/UOL
Walsh/May tenta o segundo ouro olímpico
Flávio Florido/UOL
Renata e Talita erraram muito na partida
Flávio Florido/UOL
Mas seguem atrás da medalha de bronze
CONFIRA MAIS FOTOS DA PARTIDA
XUE E ZHANG XI PERDEM OUTRA SEMI
VEJA A TABELA COMPLETA
MAIS DA MODALIDADE EM PEQUIM
Com isso, a dupla brasileira vai disputar a medalha de bronze com as chinesas Xue/Zhang Xi que foram derrotadas de virada pelas compatriotas Tian Jiae e Wang por 2 sets a 1 (22-24, 29-27, 15-8) na outra semifinal.

Renata e Talita foram a segunda dupla brasileira a ser eliminada por Walsh e May em Pequim. Nas quartas-de-final, as norte-americanas já haviam mandado para casa Ana Paula e Larissa.

Nas três vezes anteriores que o vôlei de praia foi disputado nos Jogos Olímpicos, o Brasil colocou ao menos uma dupla na final feminina. Em Atlanta-1996, Jackie Silva e Sandra Pires venceram Adriana Samuel e Mônica na decisão. Em Sydney-2000 e Atenas-2004, Adriana Behar e Shelda ficaram com a prata.

Nesta segunda-feira, o favoritismo de Walsh e May era absoluto. As atuais campeãs olímpicas entraram na Arena de vôlei de praia de Chaoyang para defender uma invencibilidade de 106 partidas.

Além disso, o retrospecto diante da dupla brasileira era muito forte, com quatro vitórias por 2 sets a 0 nas quatro vezes em que se enfrentaram.

"A gente não jogou o nosso melhor, mas elas foram perfeitas. Não deram chance para a gente", reconheceu Renata. "É muito difícil marcar um ponto nelas", completou.

Com um excelente desempenho defensivo, Walsh e May começaram de maneira arrasadora, marcando logo 5-1. Nervosas, as brasileiras erraram muitos saques e ataques, tornando-se presas fáceis para as norte-americanas.

Apenas no final do set a dupla nacional começou a se encontrar. Mas aí já era tarde para tentar qualquer reação. Um ataque de May definiu a parcial a favor das norte-americanas em fáceis 21-12, em apenas 20 minutos.

No segundo set, Renata e Talita jogaram de maneira mais ousada, forçando mais o saque. E a tática deu resultado. Elas ao menos conseguiram equilibrar o jogo diante das norte-americanas.

A dupla brasileira poderia até ter conseguido ficar à frente do marcador se Talita não desperdiçasse um contra-ataque quando a partida estava em 10 a 10. O erro foi fatal para a pretensão brasileira. Walsh e May tomaram as rédeas da partida e confirmaram o favoritismo com uma vitória de 21-14 na parcial.

Após a partida, as brasileiras reconheceram a superioridade da dupla norte-americana. "Eu não perdi para um time qualquer, e sim para um time campeão olímpico. Eu sabia que tinha que jogar muito bem e rezar para elas não jogarem tão bem", disse Talita.

"Para ganhar delas, nós tínhamos que ter sido perfeitas, mas não fomos. E o time delas é assim. Quando você vê elas já passaram por você. Elas estão mostrando porque são as melhores do mundo. Acho que vão ser campeãs olímpicas", completou Renata.

*Atualizada às 00h36

Compartilhe: