UOL Olimpíadas 2008 Notícias

18/08/2008 - 11h59

EUA vencem e reeditam final de Atenas contra o Brasil no futebol

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A seleção brasileira de futebol feminino terá, em Pequim, a oportunidade que tanto aguardava há quatro anos. Os Estados Unidos venceram nesta segunda-feira o Japão por 4 a 2 e vão reeditar junto ao Brasil a final dos Jogos Olímpicos de Atenas-2004, onde acabaram campeãs após a vitória por 2 a 1.

Michael Sohn
EUA venceram japonesas por 4 a 2 de virada e se garantiram na final olímpica
VEJA AS FOTOS DAS SEMIFINAIS
BRASIL GOLEIA ALEMANHA E AVANÇA
LEIA MAIS NOTÍCIAS DAS OLIMPÍADAS
Apesar de favoritas, as norte-americanas não tiveram vida fácil contra o Japão no primeiro tempo. Surpresa da competição até o momento, a seleção japonesa começou melhor a partida diante das atuais campeãs olímpicas. Com o domínio do meio campo e rápida troca de passes, o Japão conseguia envolver os Estados Unidos, que falhavam muito na marcação das atacantes adversárias.

Após perder duas chances de abrir o placar, as asiáticas não perdoaram na terceira oportunidade que tiveram. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Ohno fazer 1 a 0 aos 16 minutos da primeira etapa. Mesmo com a desvantagem no placar, as norte-americanas não conseguiam chegar à meta do Japão, que dominou as ações até os cinco minutos finais.

Quando as japonesas pareciam ir para o intervalo com o comando do placar, os Estados Unidos fizeram em três minutos o que nao conseguiram fazer até o momento. Aos 40 minutos, Angela Hucles recebeu passe na área e, sem marcação, empatou. Três minutos depois, Chalupny fez bela jogada pela esquerda, passou por duas adversárias e virou o marcador.

Na segunda etapa, o Japão continuou apostando na velocidade e nas jogadas pelas laterais. Porém, encontraram uma equipe norte-americana melhor posicionada em campo. Em dez minutos, os Estados Unidos tiveram duas chances de ampliar o placar, mas desperdiçaram com Carli Lloyd e Hucles.

Aproveitando-se do lado frágil da defesa japonesa, o esquerdo, e contando com uma tamanha ajuda da goleira Miho Fukomoto, os Estados Unidos não demoraram para ampliar a contagem. Aos 24 minutos, O' Reilly tentou cruzamento, mas acabou batendo direto para o gol. Adiantada, a arqueira japonesa aceitou. Dez minutos depois, Angela Hucles desviou cruzamento de cabeça e a bola passou por entre os braços de Fukumoto.

Com a vantagem de três gols, as norte-americanas ainda tentaram marcar o quinto. Mas no final, foi o Japão quem conseguiu diminuir com Arakawa, após bate e rebate na área. O resultado coloca agora frente a frente Estados Unidos e Brasil. Apesar de terem vencido a seleção brasileira na última edição dos Jogos, as atuais campeãs olímpicas perderam as últimas duas partidas para as brasileiras.

Compartilhe: