UOL Olimpíadas 2008 Notícias

18/08/2008 - 11h43

Rodrigo Pessoa e Bernardo Alves vão à final do individual nos saltos

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Atual campeão olímpico, Rodrigo Pessoa passou em sétimo para a final da disputa individual dos saltos no hipismo. Bernardo Alves, outro representante brasileiro em Hong Kong, também está classificado para a decisão de quinta-feira (manhã no horário brasileiro).

UMA MEDALHA APÓS 9 JOGOS
Kin Cheung/AP
Ian Millar com seu cavalo In Style durante a prova em Hong Kong nesta segunda-feira
Há quase 40 anos no hipismo, Ian Millar, de 61 anos, ganhou sua primeira medalha olímpica nesta segunda. Ele faz parte do seleto grupo que ostenta nove Olimpíadas no currículo (apenas mais um faz parte deste time). Na final por equipes dos saltos em Hong Kong, ele conseguiu completar o seu sonho: ser medalhista nos Jogos de Pequim com a prata do Canadá.
ANTES, MILLAR TINHA ESPERANÇA
RODRIGO PESSOA EM AÇÃO; FOTOS
LEIA MAIS DO HIPISMO OLÍMPICO
Os conjuntos de Camila Mazza, com Bonito Z, e Pedro Veniss, com Un Blanc de Blancs, ficaram fora dos 35 classificados. Mazza acumulou 27 pontos perdidos no total das três fases das eliminatórias e terminou em 38º. Já Veniss caiu do seu cavalo na eliminatória do domingo, na segunda sessão de saltos, e foi eliminado.

Nesta segunda, Hong Kong viu os Estados Unidos confirmarem o título olímpico por equipes, com Canadá em segundo e Noruega em terceiro. A vitória foi apenas no desempate, depois dos dois primeiros países empatarem em 20 pontos perdidos. O Brasil, por conta da queda de Veniss, ficou fora da final e terminou em décimo.

No individual, as chances brasileiras se mantêm com Pessoa e Alves. O primeiro, com Rufus, foi o sétimo no somatório das três eliminatórias com sete pontos perdidos. Já o segundo, que monta o cavalo Chupa Chup, foi o 27º com 20 pontos perdidos acumulados.

"O Rufus está no auge da sua forma. O importante era saltar hoje sem muita pressão. O fato do Rufus ter cometido esta falta pode até ter sido bom, porque, dessa maneira, ele entrará na final mais esperto. Agora é manter tranqüilidade e seguir o planejamento, que está dando certo", afirmou Pessoa.

A final dos saltos será feita em dois rounds, e os conjuntos terão os pontos das eliminatórias zerados. A primeira fase começará com os 35 conjuntos. Para o segundo round, quando será decidida a medalha, serão apenas os 20 melhores conjuntos.

"Como todo mundo entrará na pista zerado, todos estão no páreo. Se o meu cavalo estiver em um bom dia, tudo pode acontecer. O Chupa Chup saltou melhor hoje do que ontem. Mas não adianta, ele não consegue saltar sobre o rio sem cometer faltas. Ele tem essa dificuldade. Ele nunca havia feito uma prova tão difícil, acho que fizemos a nossa melhor prova. Farei o meu melhor para ganhar a minha primeira medalha olímpica", disse o mineiro Bernardo Alves.

Compartilhe: