UOL Olimpíadas 2008 Notícias

18/08/2008 - 10h59

"Meio-brasileiro", Irving Saladino conquista o ouro no salto em distância

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O Brasil ganhou sua primeira medalha de ouro no atletismo em Pequim. Ou, pelo menos, metade de uma. O responsável por isso nesta segunda-feira, no Ninho de Pássaro, foi o panamenho Irving Saladino, atleta treinado há quatro anos no Brasil, pelo técnico Nélio Moura, o mesmo que comanda nomes fortes do atletismo nacional, como Maurren Maggi e Keila Costa.

Campeão mundial, Saladino não teve vida fácil principalmente nas eliminatórias, quando passou raspando, mas comprovou o seu favoritismo e ficou com a vitória da prova. No Ninho de Pássaro, a melhor marca do panamenho foi de 8,34 m, dez centímetros à frente do sul-africano Khotso Mokoena, com a prata. Completou o pódio o cubano Ibrahim Camejo, com 8,20 m.

Antes dos Jogos Olímpicos de Pequim, Saladino por diversas vezes disse que dedicaria parte de sua medalha para os brasileiros, uma vez que foi com Nélio Moura e morando em São Paulo que ele evoluiu no esporte. Em Atenas-2004, antes de começar a parceria, ele não passou das eliminatórias da prova.

Mais importante que seu lado verde-amarelo, Saladino confirmou sua posição de herói no Panamá, que havia sido conquistado com o título mundial. O resultado marcou o primeiro ouro olímpico na história do país e a festa será enorme na chegada do saltador.

Apesar de não começar na liderança da prova, Saladino não demorou a assumir a primeira posição. Na primeira tentativa, queimou seu salto e viu Ngonidzashe Makusha, do Zimbábue, fazer 8,19 m. Após 8,17 m na segunda, a resposta veio na terceira série, com 8,21 m, tomando a ponta.

O salto vencedor foi o quarto. Com vento negativo de 0,3 m/s, cravou 8,34 m e se permitiu até queimar seus dois últimos saltos, sem ameaças de Mokoena, segundo colocado, garantindo o histórico ouro.

Compartilhe: