UOL Olimpíadas 2008 Notícias

18/08/2008 - 10h51

Fabiana se frustra: "os chineses acabaram com a minha Olimpíada"

Bruno Doro
Em Pequim (CHN)
A imagem de Fabiana Murer se despedindo dos Jogos de Pequim foi de pura frustração. Classificada para a final olímpica do salto com vara e com chances de medalha, a brasileira acabou prejudicada pela organização, ao perceber que uma de suas dez varas havia sumido, logo após seu primeiro salto.

Após muita reclamação e muita procura pelo equipamento, Murer não conseguiu recuperar a concentração e falhou nas três tentativas que teve em 4,65 m, com uma vara que não seria usada para a altura. Depois do acontecido, a saltadora explicou a confusão.

"Eles me entregaram um papel que dizia que tinham 10 varas do tubo. Tinham apenas nove, justamente aquela vara (que faltava) seria usada em dois dos meus saltos. Era ela que ia usar para 4,55 m e 4, 65 m", lamentou ela, que tinha como meta quebrar mais uma vez o recorde sul-americano, de 4,80 m, e com isso chegar ao pódio.

"Quando os chineses vieram falar comigo, disseram para eu continuar procurando, que a vara tinha que estar lá, explicou a paulista. "Eu tirei todas as varas do lugar, procurei e não estava. Na qualificação, depois que fiz o salto, chequei as varas e vi que ela estava lá. Na hora, fiquei deseperada, nervosa. Achei que iam deixar o tempo rolar e eu ia perder o salto. Então, entrei na pista para parar a competição", contou ela, que se posicionou à frente da chinesa Gao Shuying, impedindo momentaneamente o prosseguimento da prova.

O maior problema com o desaparecimento da vara aconteceu devido à marca e ao tipo de tubo usado pela brasileira para guardá-las. Segundo seu técnico, Élson Miranda, a organização queria colocar o equipamento num tubo menor do que caberia. "Era um problema de marca, não queriam que a marca aparecesse. Dissemos que podiam tampar, que não era problema", afirmou. No entanto, a troca teria acontecido, prejudicando a brasileira.

Fabiana Murer não poupou críticas à organização. "É frustrante, os chineses acabaram com a minha Olimpíada", reclamou, antes de amenizar o tom. "Mas, acho que foi sem querer".

Compartilhe: