UOL Olimpíadas 2008 Notícias

18/08/2008 - 04h04

Polônia vira pra cima da Rússia e 'dá' 1º lugar do grupo ao Brasil no vôlei

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A vitória sobre a Alemanha por 3 sets a 0 não foi o melhor resultado da última rodada da fase eliminatória para a seleção brasileira de vôlei masculino. Nesta segunda-feira, a Polônia deu um prêmio ainda melhor para os comandados de Bernardinho: venceu a Rússia de virada por 3 sets a 2 (17-25, 26-24, 24-26, 25-23 e 15-12), tirou a invencibilidade dos adversários e ajudou o Brasil a ficar com a liderança do Grupo B nos Jogos de Pequim.

FIVB/Divulgação
Poloneses celebram a vitória que derrubou a invencibilidade da Rússia em Pequim
VEJA MAIS IMAGENS DA PARTIDA
IMAGENS DA VITÓRIA BRASILEIRA
TABELA DO TORNEIO MASCULINO
MAIS NOTÍCIAS DE VÔLEI
Apesar da vitória, a Polônia manteve-se no terceiro lugar da chave, deixando a Rússia na segunda colocação, ambas empatadas no número de pontos, mas com vantagem russa no primeiro critério de desempate, o ponto average.

O resultado foi um presente para os brasileiros, que, na condição de líderes do Grupo B, terão nas quartas-de-final um adversário, em tese, mais frágil, quarto colocado na chave. Provavelmente, este próximo encontro será com a China, que enfrenta a Itália ainda nesta segunda, às 9h, e só se livra da quarta colocação se conseguir um milagre diante dos italianos, uma vitória por, no mínimo, 3 sets a 0 com um triplo 25-15, missão quase impossível.

Conforme prevê o regulamento dos Jogos Olímpicos, segundos e terceiros colocados irão a sorteio para conhecer seus adversários. Dessa maneira, à Polônia e à Rússia restará esperar para saber quem enfrentarão, Itália ou Bulgária, que devem encerrar a primeira fase em segundo e terceiro lugares do Grupo A, respectivamente.

O jogo desta segunda-feira entre russos e poloneses ficou marcado pelo equilíbrio e pelas viradas sucessivas no marcador. No tie-break, porém, o domínio polonês foi total, com a equipe liderando o placar de ponta a ponta. A Rússia segurou a igualdade até o 4-4, mas daí em diante, a Polônia apenas deslanchou.

Primeiro, abriu dois pontos com um erro de ataque do russo Kosarev (6-4). Depois, ampliou a diferença em um bloqueio certeiro de Wika. O ponto final veio em um bloqueio bem explorado por Wlazly, principal jogador da seleção polonesa.

Compartilhe: