UOL Olimpíadas 2008 Notícias

18/08/2008 - 02h08

Chave é definida, e Brasil pode reeditar semi de Atenas contra a Rússia

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A derrota para a Rússia nas semifinais dos Jogos de Atenas-2004 foi um dos resultados mais trágicos da história do vôlei feminino brasileiro. De lá pra cá, as duas seleções já voltaram a se enfrentar inúmeras vezes, inclusive na primeira fase das Olimpíadas de Pequim, com êxito brasileiro. Mas um reencontro poderá ser especial: novamente em uma semi, agora na China.

O duelo do Brasil contra o Japão nas quartas-de-final foi determinado pela posição das equipes em seus grupos nas eliminatórias. Sul-americanas ficaram em 1º lugar no Grupo B, enquanto as asiáticas terminaram em quarto lugar na chave A. O jogo está agendado para a 1h desta terça-feira (horário de Brasília). Da mesma maneira, o confronto entre Cuba e Sérvia também estava confirmado, às 23h desta segunda.

Porém, um sorteio definiu os outros dois duelos e os possíveis cruzamentos nas semifinais. A China, que ficou em terceiro lugar no Grupo A, terá pela frente a Rússia, que ficou na mesma posição, mas na chave B. A partida, marcada para as 9h de terça-feira, reeditará a final olímpica de Atenas-2004, quando as chinesas levaram a medalha de ouro, e quem vencer este confronto pegará justamente o vencedor do duelo entre Brasil e Japão, com amplo favoritismo para as comandadas de José Roberto Guimarães.

Já quem passar de Sérvia e Cuba terá pela frente aquele que triunfar no confronto entre Estados Unidos e Itália (11h de terça), estes segundos colocados em suas chaves na fase classificatória.

Bronze nas Olimpíadas de Atlanta-1996 e Sydney-2000, a seleção brasileira busca alcançar sua primeira final olímpica. Há quatro anos, na Grécia, a equipe encerrou sua participação em quarto lugar, perdendo o bronze para a equipe cubana.

Compartilhe: