UOL Olimpíadas 2008 Notícias

18/08/2008 - 01h09

Espanha vence 'final' por um gol e elimina Brasil no handebol

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O Brasil contou com a sorte, lutou até o fim e chegou perto, mas não conseguiu conquistar uma classificação histórica no handebol masculino. Na decisão da última vaga para as quartas-de-final do Grupo A, o time comandado por Jordi Ribera errou nos detalhes e viu a Espanha vencer a partida por 36 a 35. O resultado eliminou a equipe verde-amarela das Olimpíadas de Pequim e garantiu a seleção européia na próxima fase.

Luis Gene/AFP
Brasil foi bem no ataque, mas deu muitos espaços à equipe espanhola na marcação
OUTRAS FOTOS DA PARTIDA
CLASSIFICAÇÃO COMPLETA DO GRUPO
MAIS NOTÍCIAS DA MODALIDADE
CONFIRA A DELEGAÇÃO BRASILEIRA
Para manter as chances de se classificar até a última rodada, o Brasil contou com uma soma de resultados favoráveis que o deixou precisando apenas de uma vitória por qualquer placar nesta segunda-feira. Porém, com a derrota, os sul-americanos encerraram a primeira fase na quinta colocação, com dois pontos, à frente apenas da China, com zero. Já a Espanha, campeã mundial de 2005, ficou com dois pontos a mais.

"Nossa apresentação foi muito boa. Todos os jogadores tentaram jogar duro, mas a Espanha é uma equipe muito forte. Seguimos a ordem do nosso treinador e jogamos o melhor que podíamos, mas neste grupo havia rivais muito difíceis para nós", lamentou Zeba, autor de 12 gols no duelo.

Quando o confronto começou, o Brasil mostrou boa movimentação ofensiva para superar a defesa adiantada dos rivais. Após um bom começo, o armador Bruno Souza passou a receber marcação dupla dos adversários, o que facilitou para o restante do time jogar, principalmente Zeba, em dia inspirado nos arremessos.

Ao mesmo tempo que a seleção teve um início animador no ataque, a defesa ficou devendo. Com muito espaço perto do gol, os espanhóis tiveram pouca dificuldade para seguirem encostados no marcador. Após 15 minutos, o duelo seguiu empatado por 9 a 9.

Foi a partir daí que a seleção ibérica começou a abrir o placar. Com pouca resistência na marcação e sem ter o goleiro Maik inspirado como na vitória sobre a China, o Brasil pouco pôde fazer para evitar que a seleção européia anotasse os gols. Foi só no fim que os comandados do também espanhol Jordi Ribera voltaram a melhorar, mas ainda foram para o intervalo perdendo por 20 a 17.

Se no começo do primeiro tempo o Brasil teve bom rendimento no ataque, na etapa complementar aconteceu o contrário. Ainda com falhas na marcação e sem produzir quase nenhuma boa investida no início, a equipe sul-americana viu a Espanha marcar cinco gols consecutivos e ampliar sua vantagem para oito gols.

Após os 15 minutos iniciais, a seleção verde-amarela deu sinais de reação. E com rápidas transições da defesa para o ataque diminuiu a vantagem do time ibérico para três gols faltando sete minutos. A 20 segundos do fim, os brasileiros ficaram a um gol do empate, mas com duas defesas incríveis do goleiro Barrufet no último segundo, os europeus ficaram com a vitória.

Com o resultado, a equipe nacional se despede das Olimpíadas apenas com a vitória sobre a China. Este foi o segundo triunfo da seleção masculina na história do torneio. O primeiro aconteceu em Atenas-04, contra o Egito, que ostentava como melhor feito o quarto lugar no Campeonato Mundial de 2001.

Compartilhe: