UOL Olimpíadas 2008 Notícias

17/08/2008 - 03h50

Holanda elimina Itália no pólo aquático; Austrália também passa

Do UOL Esporte*
Em São Paulo
No primeiro jogo das quartas-de-final, a China bem que tentou, mas não conseguiu superar o forte ataque da Austrália e acabou eliminada no pólo aquático feminino dos Jogos Olímpicos de Pequim. Assim como a atual campeã olímpica Itália, que perdeu para a Holanda na prorrogação e deu adeus às Olimpíadas.

Mark Humphrey/AP
Goleira russa Evgeniya Protsenko teve boa atuação na vitória sobre Grécia por 12 a 6
LEIA MAIS SOBRE A MODALIDADE
VEJA FOTOS DA VITÓRIA DA RÚSSIA
NOTÍCIAS OLÍMPICAS EM TEMPO REAL
Após empate em 8 a 8 no tempo normal, a Holanda conseguiu derrotar a Itália, que venceu as Olimpíadas de Atenas-2004, por 13 a 11. Na Grécia, as holandesas nem disputaram o pólo aquático feminino - não passaram nas seletivas européias.

Quanto ao jogo entre australianas e chinesas, o primeiro tempo foi equilibrado. O ataque foi o setor mais explorado pelas duas equipes no quarto inicial da partida. Após o empate em 4 a 4, as goleiras foram o destaque no segundo período. Com dois gols para cada lado, a primeira etapa terminou empatada em 6 a 6.

No início do segundo tempo, a Austrália conseguiu abrir ligeira vantagem e soube segurar para vencer o terceiro período por 4 a 2 e fazer 10 a 8 no placar geral. À China, restava apenas o quarto e último período de jogo. Com um gol no final, as chinesas venceram por 3 a 2, mas não conseguiram evitar a derrota por 12 a 11.

Campeã em Sydney-2000, onde a modalidade feminina estreou, a Austrália enfrenta agora os Estados Unidos, atual campeão mundial. Do outro lado, a já classificada Hungria aguarda o vencedor do jogo entre Itália e Holanda, que acontece ainda neste domingo.

No jogo que antecedeu a partida entre China e Austrália, a Rússia venceu a Grécia por 12 a 6 e terminou o torneio com a sétima posição. As russas conseguiram devolver a derrota sofrida em Atenas-2004, onde acabaram eliminadas pelas gregas nas quartas-de-final.

As duas equipes se despedem dos Jogos de Pequim com campanhas parecidas. Tanto russas quanto gregas não conseguiram vencer na fase de classificação do torneio. Enquanto a Rússia perdeu para a atual campeã olímpica Itália, para a anfitriã China e para os Estados Unidos, atual campeão mundial, a Grécia também acabou derrotada para Hungria, Holanda e Austrália.

Atualizada às 07h53


Compartilhe: