UOL Olimpíadas 2008 Notícias

17/08/2008 - 02h48

Cubanas batem venezuelanas e asseguram 1º lugar do Grupo A no vôlei

Do UOL Esporte
Em São Paulo*
A seleção de Cuba confirmou o favoritismo neste sábado, venceu a Venezuela por 3 sets a 0, parciais de 25-20, 25-20 e 25-19, e garantiu o já esperado primeiro lugar do Grupo A no torneio feminino de vôlei dos Jogos de Pequim.

FIVB/Divulgação
Cubanas vão às quartas, em busca de
5ª medalha seguida. Venezuelanas caem.
IMAGENS DA RODADA DECISIVA
NOTÍCIAS DE VÔLEI
TABELA DO TORNEIO FEMININO
CALENDÁRIO DA MODALIDADE
Com mais uma vitória, as cubanas mantiveram os 100% de aproveitamento no torneio, chegando a 10 pontos na liderança isolada da chave. Nas quartas-de-final, as comandadas do técnico Antonio Perdomo vão encarar o quarto colocado do Grupo B, posição que acabará nas mãos de Sérvia ou Rússia. As duas equipes se enfrentam às 11h deste domingo (horário de Brasília).

A grande campanha das cubanas na fase eliminatória do vôlei em Pequim, com somente três sets perdidos em cinco jogos disputados, confirma a boa fase da equipe. Campeã dos Jogos Pan-Americanos de 2007 com uma vitória de virada sobre o Brasil, Cuba ficou apenas com a quarta posição na Copa do Mundo disputada no final do ano. Neste ano, porém, a equipe retomou o bom voleibol e foi vice-campeã do Grand Prix, tendo perdido unicamente para a seleção brasileira na fase final da competição.

O time feminino de Cuba busca sua quinta medalha olímpica consecutiva, já que subiu ao pódio nas últimas quatro edições dos Jogos: foi tricampeão em Barcelona-1992, Atlanta-1996 e Sydney-2000, e ficou com o bronze em Atenas-2004.

As venezuelanas, por sua vez, encerram sua primeira participação olímpica com o sexto e último lugar do Grupo A, tendo perdido todos as cinco partidas que disputaram.

Quem também se despediu dos Jogos foi a Polônia. Em jogo bastante equilibrado diante dos Estados Unidos, as européias saíram na frente, mas acabaram levando a virada e perderam no tie-break, por 3 sets a 2, parciais de 18-25, 25-21, 19-25, 25-19 e 15-13. As polonesas ficam, assim, na quinta colocação. Já as norte-americanas vão às quartas com a segunda posição no Grupo A.

*Atualizada às 04h12

Compartilhe: