UOL Olimpíadas 2008 Notícias

17/08/2008 - 02h05

Austrália reage e vence de virada para garantir liderança do grupo

Do UOL Esporte*
Em São Paulo
A equipe australiana feminina de basquete bateu de virada a Rússia por 75 a 55 neste domingo e encerrou de forma invicta a primeira fase do torneio, com a liderança isolada do Grupo A. Além da liderança, o jogo garantiu ao time australiano a vantagem de enfrentar os EUA somente na final do torneio.

Dusan Vranic/AP
Lauren Jackson "acorda" na partida após o intervalo e lidera a reação da Austrália
VEJA FOTOS DAS PARTIDAS
CALENDÁRIO DO BASQUETE
LEIA MAIS SOBRE A MODALIDADE
Medalha de prata nas duas últimas edições dos Jogos Olímpicos e atual campeã mundial, a Austrália foi sufocada pelas russas até o intervalo, mas conseguiu reagir no jogo. Liderada por Jackson, a equipe australiana marcou 50 pontos nos dois últimos quartos para reverter uma vantagem de 12 pontos das russas, que sofreram a primeira derrota no torneio e terminaram com a segunda colocação do grupo.

O time russo começou a partida com mais determinação e abriu uma surpreendente vantagem no marcador. Com forte marcação e eficiência nos arremessos, a Rússia chegou ao intervalo com um placar favorável de 37 a 25. Destaque para a jogadora Rebekka Linn Hammon, cestinha da partida com 20 pontos.

Com uma atuação apagada até a metade do jogo, a australiana Lauren Jackson, estrela do time, marcou apenas quatro pontos nos dois primeiros períodos.

Após o intervalo, no entanto, as australianas voltaram com uma postura mais ofensiva e logo encostaram em 37 a 34, com nove pontos consecutivos. Jackson, que passou a ter um melhor aproveitamento de jogadas, fez uma bela cesta de três pontos para virar em 44 a 41, colocando as australianas à frente no placar.

A partir daí, a equipe consolidou a grande reação na partida e não perdeu mais a liderança no marcador. Beneficiadas pelos erros russos, as australianas fecharam o terceiro período com 55 a 47 a favor.

O último quarto serviu apenas para mostrar a superioridade técnica do time da Austrália. Confiante após reverter o placar e assumir o controle do jogo, as atuais vice-campeãs olímpicas mantiveram a vantagem até o fim, garantindo a primeira colocação do grupo.

"Nós não estávamos preocupadas no intervalo. Apenas sabíamos que a gente tinha que ajeitar a defesa e conseguir bloquear para abastecer nosso ataque", disse Lauren Jackson, após a partida.

As australianas esperam agora pelo quarto colocado do Grupo B no jogo de quartas-de-final do torneio, marcado para terça-feira. "Todas nós sabíamos da importância desse jogo. Só o fato de poder chegar na primeira posição e não ter de enfrentar as norte-americanas até a medalha de ouro é demais", afirmou Jackson, que marcou um total de 16 pontos no jogo.

Em partida pelo Grupo B, a Espanha venceu neste domingo o time de Mali por 79 a 47, assegurando classificação às quartas-de-final. Já a equipe de Mali, com cinco derrotas e sem vitórias, se despede do torneio olímpico.

* Atualizado às 04h35, com agências internacionais

Compartilhe: