UOL Olimpíadas 2008 Notícias

16/08/2008 - 16h09

Diego, Jade e Daiane têm última chance de tirar a ginástica do zero

Lello Lopes
Em Pequim (China)
Após a fase eliminatória da ginástica artística nos Jogos Olímpicos de Pequim, o Brasil teve cinco chances de conquistar a sua primeira medalha na modalidade. Duas delas, na disputa por equipes e no individual geral, já foram desperdiçadas. Neste domingo, o país terá a última oportunidade na China para, enfim, sair do zero na ginástica.

Reuters/Hans Deryk
Diego Hypólito é a maior esperança da ginástica brasileira nos Jogos de Pequim
Folha
Daiane dos Santos volta a disputar a final do solo, agora sem a pressão de Atenas
NOTÍCIAS DE GINÁSTICA ARTÍSTICA
CALENDÁRIO DA MODALIDADE
PERFIL DOS BRASILEIROS
E as chances são boas. A delegação brasileira disputará três finais no Ginásio Nacional de Pequim: solo masculino, com Diego Hypólito, solo feminino, com Daiane dos Santos, e salto feminino, com Jade Barbosa.

A principal esperança está no solo. Bicampeão mundial do aparelho, Diego Hypólito chegou à final com a maior nota entre todos os participantes. Na fase de classificação, ele tirou 15,950 pontos, contra 15,925 de seu principal concorrente, o romeno Marian Dragulescu.

Segundo o técnico do atleta, Renato Araújo, Diego Hypólito precisa tirar nota 16,200 para ficar com a medalha de ouro. O ginasta conseguiu tal pontuação uma única vez na carreira, no ano passado, na Suíça.

"Em Atenas, quatro anos atrás, eu já tinha chance de ser medalhista no solo, mas não pude ir para a Olimpíada porque a equipe brasileira não se classificou", lamentou o ginasta brasileiro, que competirá às 7h (de Brasília).

Quem também poderia ter ficado com uma medalha em Atenas é Daiane dos Santos. Quinta colocada nas Olimpíadas da Grécia, a gaúcha terá nova chance neste domingo, às 9h15.

A situação de Daiane é muito diferente daquela vivida pela atleta quatro anos atrás. Em Atenas, a ginasta chegou aos Jogos na condição de favorita absoluta ao título. Agora, entra na decisão como zebra, apesar de usar a mesma música na coreografia, o 'Brasileirinho'.

Na fase eliminatória, Daiane dos Santos conseguiu a quinta maior nota, 15,275. A líder da prova foi a chinesa Fei Cheng, com 15,750. "Qualquer medalha que vier vai ser um bom resultado", disse a brasileira, que deve se despedir da seleção depois dos Jogos de Pequim.

A outra chance de medalha brasileira na China está nas mãos de Jade Barbosa. Ginasta mais completa do país no momento, ela vai tentar surpreender na prova do salto. Na fase de classificação, a brasileira ficou com a sétima maior nota, 15,050, bem atrás de Cheng, que obteve 15,912.

Mas Jade Barbosa vai entrar na disputa já acostumada a decisões em Pequim. Ela disputou as finais por equipes e do individual geral, ficando em oitavo e décimo lugar, respectivamente.

Compartilhe: