UOL Olimpíadas 2008 Notícias

16/08/2008 - 08h06

Sueco que protestou na luta greco-romana fica sem medalha

Das agências internacionais
Em Pequim (China)
O sueco Ara Abrahamian, atleta de luta greco-romana que jogou a sua medalha de bronze no chão em protesto contra a arbitragem, foi desclassificado dos Jogos Olímpicos de Pequim. O seu prêmio deve ser repassado ao francês Milonin Noumonvi, porém, a decisão ainda não foi tomada pelo COI (Comitê Olímpico Internacional).

Vanda Biffani/AP Photo
Medalha abandonada pelo sueco revoltado deve ir para o francês Milonin Noumonvi
VEJA OS GOLPES ACROBÁTICOS
PÁGINA DA MODALIDADE
ENTENDA A LUTA GRECO-ROMANA
O sueco, ganhador da medalha de prata nos Jogos de Atenas, em 2004, subiu ao pódio indignado, onde iniciou o seu protesto. Depois de recebê-la, tirou o prêmio do pescoço, desceu do pódio e categoricamente a jogou no meio do ringue da luta greco-romana.

Abrahamian acredita que venceu a semifinal contra o italiano Andrea Minguzzi, que mais tarde conquistaria a medalha de ouro na categoria até 84kg. O triunfo, entretanto, foi dado para o adversário. Revoltado, o lutador partiu para cima dos árbitros argumentando furiosamente. Abrahamian teve que ser contido pelos companheiros de equipe.

Furioso e sem falar com os repórteres, o sueco deixou a arena, mas não sem antes dar um murro na placa de alumínio que ficava ao redor do ringue.

O sueco, então, venceu a repescagem e acabou ganhando uma das duas medalhas de bronze da modalidade. No momento da premiação, Abrahamian abandonou o pódio e livrou-se da medalha.

Após o protesto de Abrahamian, a medalha foi devolvida à organização dos Jogos Olímpicos.

Compartilhe: