UOL Olimpíadas 2008 Notícias

16/08/2008 - 06h58

Cielo revela ter recebido conselhos de Phelps antes da final

Bruno Doro
Em Pequim (China)
O nadador brasileiro César Cielo, vencedor da prova dos 50 m livre e medalha de bronze nos 100 m livre em Pequim, revelou que recebeu antes de entrar na piscina do Cubo d'Água conselhos do fenômeno norte-americano Michael Phelps.

"Estava indo para o balizamento dos 50 m [livre] e o Phelps voltando do pódio dos 100 [borboleta], quando ele me disse mostrando a medalha: está vendo essa aqui? Foi por um centésimo. Põe a mão na parede aí, porque isso pode fazer você ganhar ou ficar em quarto na prova", disse Cielo ao Sportv.

Mas antes na coletiva de imprensa, o nadador brasileiro havia dito que foi o seu treinador, o australiano Brett Hawke, o autor desta frase.

"O Brett olhou no meu olho, falou uns palavrões e me falou: você viu, o Phelps acabou de ganhar por um centésimo. Você tem que ir lá e botar a mão na parede. Você vai ganhar ou vai perder por um centésimo? Está dentro de você, deixa sair. Todo mundo viu, todo mundo sabe que você está mais forte e mais rápido. Deixa ir embora", contou Cielo. "Foi o que eu fiz. Não olhei pro lado e fiz a minha prova".

Duas provas antes da de Cielo, Phelps entrou na piscina para a disputa do 100 m borboleta, considerada a mais difícil das oito que ele almejou vencer para bater o recorde da lenda norte-americana Mark Spitz de sete ouros em uma edição dos Jogos.

Entretanto, o seu principal adversário na prova não foi o recordista mundial da prova, o norte-americano Ian Crocker, mas sim o croata Milorad Cavic. Os dois disputaram a prova palmo-a-palmo, e Phelps venceu na batida final por um centésimo, conquistando assim o sétimo ouro na China.

Compartilhe: