UOL Olimpíadas 2008 Notícias

16/08/2008 - 02h20

No primeiro dia do trampolim, China tem alegria e decepção no feminino

Do UOL Esporte
Em São Paulo*
Duas chinesas foram as protagonistas do primeiro dia de disputa do trampolim acrobático nos Jogos de Pequim. Uma delas se classificou para a final com a melhor nota das eliminatórias. Outra, deu adeus precocemente, mesmo sendo forte candidata a medalha.

AP/Amy Sancetta
Russa Natalia Chernova faz cara feia durante uma de suas acrobacias
CALENDÁRIO DA MODALIDADE
VEJA MAIS DA MODALIDADE
He Wenna ficou em quarto lugar no último Mundial da modalidade, disputado no ano passado em Quebec, Canadá. Chegou a Pequim no bloco intermediário das atletas, mas conseguiu neste sábado a melhor nota da fase classificatória.

Na primeira rotina, onde as atletas têm que apresentar exercícios obrigatórios aos juízes, a jovem atleta de 19 anos conseguiu 30,10 pontos. Já na segunda performance, onde as ginastas fazem apresentações livres, Wenna recebeu 37,10 pontos. As duas notas foram as maiores do dia e valeram uma média de 67,20 pontos para a chinesa.

Shanshan Huang, por sua vez, figurava como uma das concorrentes ao ouro olímpico, já que tem no currículo o bronze de Atenas-2004 e a prata do Mundial de 2007, além de ser a terceira colocada do ranking mundial. Neste sábado, porém, a atleta local caiu durante sua segunda apresentação, recebendo nota 29,00. Embora tenha tido uma grande performance na primeira rotina, 30,00 pontos, a ginasta ficou com média 59,00 e apenas a 14ª colocação, fora da final. Classificam-se para a decisão somente as oito primeiras.

Em sua terceira edição olímpica, o trampolim acrobático feminino terá na final as duas medalhistas de ouro dos dois Jogos anteriores. A russa Irina Karavaeva, campeã em Sydney-2000 e atual número um do mundo, classificou-se na segunda colocação geral. Já a alemã Anna Dogonadze, vencedora há quatro anos, ficou em sétimo lugar. A germânica, por sinal, é a atleta mais velha na prova feminina em Pequim, com 35 anos.

A final feminina do trampolim acontece na próxima segunda-feira, às 9h25 (horário de Brasília).

Mas se entre as mulheres a China não conseguiu uma alegria completa, entre os homens foi bem diferente. O país colocou seus dois ginastas nas duas primeiras colocações: Chunlong Lu foi o melhor do dia com média 72,40 pontos, seguido pelo compatriota Dong Dong, com 71,70. Os atletas tentarão buscar o primeiro ouro olímpico chinês nesta modalidade.

A Rússia também colocou seus dois representantes na final: Dmitry Ushakov, o terceiro melhor das eliminatórias, e Alexander Rusakov, com a quinta melhor nota.

*Atualizada às 3h11

Compartilhe: