UOL Olimpíadas 2008 Notícias

16/08/2008 - 00h56

Em vão, Sérvia contesta ouro de Phelps nos 100 m borboleta

Bruno Doro
Em Pequim (China) *
Após entrar com protesto sobre o resultado da prova final de 100 m borboleta, a Sérvia viu frustrada sua tentativa de tirar o sétimo ouro do nadador norte-americano Michael Phelps em Pequim-2008.

A missão sérvia registrou oficialmente a queixa contra o resultado da prova, em que Phelps chegou um centésimo de segundo à frente do sérvio Milorad Cavic.

"Fizemos um protesto oficial. Por um primeiro lugar, é importante", disse o chefe da missão sérvia, Branislav Jetvic.

A Federação Internacional de Natação (Fina), imediatamente confirmou a vitória do norte-americano. "Não há dúvida de que o primeiro a chegar foi Phelps", afirmou à imprensa o diretor-executivo da Fina, Cornel Marculescu, após rever a chegada da prova.

De acordo com Marculescu, mesmo com uma reviravolta no resultado da prova, Phelps continuaria com o ouro, que seria dividido com o sérvio.

Cavic, logo após a prova, se revelou contente com a prata e contrário ao protesto. O nadador, porém, aproveitou a polêmica para alfinetar o rival norte-americano, dizendo que, se a prova fosse realizada outra vez, ele venceria.

Na final dos 100 m borboleta, Phelps virou em sétimo lugar, mas se recuperou e chegou à borda junto com o sérvio Cavic, que tinha aparente vantagem. No resultado oficial, o norte-americano foi um centésimo de segundo mais rápido que o sérvio (50s58 contra 50s59).

"O sistema de cronometragem diz que eu fui o primeiro e nunca ouvi falar antes de erro nesse sistema. Então, o que posso dizer é que nadei o máximo que podia e dei o meu melhor", disse o norte-americano, fugindo de polêmica.

Com a vitória, que deu a Phelps a sétima medalha de ouro nestas Olimpíadas, o nadador pode superar se tornar o maior medalhista da história olímpica na noite deste sábado (horário de Brasília), se vencer a prova dos 4x100 m medley, última disputa da natação em Pequim-2008.

* Com agências internacionais, atualizada às 4h31

Compartilhe: