UOL Olimpíadas 2008 Notícias

16/08/2008 - 00h25

"Cielo não é imbatível", diz Bernard, campeão olímpico nos 100 m

Bruno Doro
Em Pequim (China)*
Em uma das provas mais disputadas da natação, os adversários tentaram buscar justificativas para explicar a medalha de ouro do brasileiro César Cielo.

O francês Alain Bernard, ouro nos 100 m livre e bronze nos 50 m livre em Pequim, disse que Cielo mereceu porque nadou melhor do que os outros nesta sexta-feira (horário de Brasília) no Cubo d'água.

"O Cielo estava em um estado muito bom e fez uma prova ainda melhor que as outras", reconheceu o francês, para depois fazer uma ressalva. "Ele não é imbatível, mas nadou melhor do que os outros hoje", declarou.

"Eu não fiz uma boa partida e estava cansado, faltou físico no final", reconheceu o nadador francês.

Bernard admitiu que suas pernas tremeram, assim como nos 100 m livre. "Foi o meu melhor tempo. Estou um pouco cansado de todas estas emoções. Agora irei tomar um drinque".

Leveaux, por sua vez, preferiu celebrar o momento. "Sou o ganhador da medalha de prata. Quero aproveitar cada momento disso", disse. "Dois franceses chegaram no pódio. Ganhamos medalhas em uma prova que há anos era dominada pelos outros países. É louco".

Atual recordista mundial da prova, o australiano Eamon Sullivan ficou apenas com o sexto lugar. Devido ao mau resultado, o nadador disse que só pensa agora nas Olimpíadas de 2012. "Realmente não fiquei perto do meu melhor, mas dei tudo que eu tinha, mas será bom sair daqui sem desculpas", decretou.

"Isto é esporte. Só tenho que admitir quando sou batido por adversários melhores do que eu. Foi uma prova extraordinária, onde eu aprendi muito".

O brasileiro César Cielo havia quebrado a marca olímpica desde a primeira eliminatória, quando foi superado pelo francês Amaury Leveaux por um centésimo na bateria seguinte.

Nas semifinais, Cielo voltou a superar a marca olímpica, desta vez sem ser ultrapassado por ninguém. Não satisfeito, o brasileiro quebrou mais uma vez o recorde olímpico na final, sendo o primeiro nadador do seu país a conquistar o ouro na história dos Jogos.

* Com agências internacionais, atualizado às 2h30

Compartilhe: