UOL Olimpíadas 2008 Notícias

15/08/2008 - 23h45

Grécia se restabelece com vitória sobre Angola no basquete

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A seleção de basquete da Grécia entrou em quadra com a obrigação de vencer. Depois de duas derrotas, para Espanha e EUA, líderes do grupo B, o time vice-campeão mundial precisava dos dois pontos para se manter na disputa com China e Alemanha pelas duas vagas restantes para as quartas-de-final. Angola jogou bem o primeiro quarto, mas com um elenco inferior foi vencida pela técnica grega, por 102 a 61, ficando fora da próxima fase.

Os gregos agora seguem mais aliviados para a última rodada, em que enfrentam a equipe dona da casa.

Os angolanos não tinham outra opção senão tentar abrir vantagem no início de jogo. Apertando a marcação em cima do armador Spanoulis, conseguiram inicialmente se equiparar à equipe grega, que terminou o período com um ponto à frente (12-11).

A Grécia começou a dominar a partida no segundo quarto, abrindo vantagem com bolas de três de Diamantidis e Fotsis. Em dois minutos, a equipe européia abriu 8-0. Spanoulis não jogou bem o começo de partida, perdendo a bola sozinho em três tentativas de lance individual, e deu lugar ao armador reserva Nikloaus Zisis, que seguiu em quadra até o final da partida.

O ala Eduardo Mingas era o único no time de Angola a dar trabalho para a defesa grega. Na outra metade da quadra, o ataque da Grécia dominava fácil o jogo com o pivô Bourousis, explorando as falhas da marcação angolana. Fotsis seguiu bem nos arremessos e a Grécia fechou o primeiro tempo em vantagem, com o placar de 43 a 28.

A defesa grega mantinha o garrafão fechado, bloqueando as infiltrações e obrigando Angola a arriscar chutes à média e longa distância. Mesmo Mingas, que costuma jogar na velocidade, passou a arremessar da linha dos três pontos. A Grécia usou o banco e pôs Andreas Glyniadakis em quadra, dando fôlego suficiente para a equipe abrir 39 pontos no terceiro quarto.

Angola não tinha opção para reverter 40 pontos no marcador. Deficiente tecnicamente, a equipe se limitou a tentar arremessos de três pontos, que ora caíam com Luis Costa. Ironicamente, perto da tabela os angolanos seguiam errando, demonstrando sua inferioridade em quadra. A Grécia não desperdiçou a chance de vitória, de olho numa vaga para as quartas, e manteve tranquilamente a margem de 40 pontos de vantagem até o fim.

Angola dificilmente voltará para casa com uma vitória no torneio olímpico. Derrotada em todas as partidas do grupo B até agora, a equipe enfrenta os espanhóis, atuais campeões do mundo, na última rodada da primeira fase do basquete masculino.

Compartilhe: