UOL Olimpíadas 2008 Notícias

15/08/2008 - 10h51

Ana Paula e Larissa se classificam para enfrentar campeãs olímpicas

Lello Lopes
Em Pequim (China)
Formada às pressas após o corte de Juliana, a dupla Ana Paula e Larissa conseguiu na noite desta sexta-feira (manhã em Brasília) uma vaga nas quartas-de-final do torneio feminino de vôlei de praia dos Jogos Olímpicos de Pequim ao vencer as alemãs Stephanie Pohl e Okka Rau por 2 sets a 0, com parciais de 21-18 e 21-14. No jogo anterior da rodada, o Brasil já tinha garantido Renata/Talita nas quartas.

RENATA/TALITA AVANÇA
Flávio Florido/UOL
Talita vibrou muito com a virada da dupla sobre a parceria norueguesa pelas oitavas
As brasileiras Renata e Talita precisaram virar um jogo quase perdido para seguirem vivas no torneio feminino de vôlei de praia dos Jogos Olímpicos de Pequim. Elas bateram as norueguesas Kathrine Maaseide e Susanne Glesnes por 2 sets a 1, com parciais de 12-21, 21-19 e 15-13, nas oitavas-de-final.

Na próxima rodada, Renata e Talita vão enfrentar as australianas Tamsin Barnett e Natalie Cook. Já as norueguesas voltam para casa mais cedo.
LEIA MAIS
TABELA DA FASE FINAL
VEJA FOTOS DAS PARTIDAS
VEJA MAIS DA MODALIDADE
Agora, a parceria Ana Paula/Larissa terá um desafio dificílimo pela frente. Nas quartas-de-final, elas vão enfrentar as norte-americanas Misty May-Treanor e Kerri Walsh. Atual campeã olímpica, a dupla dos Estados Unidos soma 105 vitórias consecutivas.

"Não vim a Pequim para ficar em quinto ou chegar na semifinal. Vim para ganhar o ouro. E para ganhar o ouro a gente precisa vencer qualquer adversário. Que venha os Estados Unidos. O que importa é a gente", disse uma confiante Larissa após a partida.

Depois da derrota para as australianas Tamsin Barnett e Natalie Cook na última rodada da fase de classificação, Ana Paula e Larissa entraram em quadra com a obrigação de mostrar um bom rendimento nesta sexta. O clima ajudou. A camada densa de poluição que cobriu Pequim nos primeiros dias dos Jogos deu uma trégua às atletas, que puderam até curtir a lua cheia no céu sem estrelas da capital chinesa.

Na quadra de areia montada em Chaoyang, a dupla brasileira encontrou no ataque forte a chave para vencer as adversárias. "Vamos estourar a cabeça de uma", disse Ana Paula em um dos tempos técnicos.

Ela não estourou a cabeça de ninguém, mas também não deu chance para as alemãs na partida. Pohl e Rau só tiveram uma pequena vantagem no início do primeiro set, quando abriram 4-1.

Mas o ataque potente da dupla brasileira acabou com a diferença. Uma bola na paralela acertada por Larissa definiu a primeira parcial em 21-18 para as brasileiras.

No segundo set, Ana Paula e Larissa encontraram ainda menos dificuldade. Aproveitando que Pohl não estava em boas condições físicas - ela chegou a ser atendida pelo médico -, a dupla brasileira abriu larga vantagem no marcador. E fechou o set em 21-14, com um ataque de Ana Paula.

Com o resultado, Ana Paula ao menos igualou o seu desempenho nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004. Na Grécia, quando jogava ao lado de Sandra Pires, ela caiu nas quartas-de-final após uma derrota para as brasileiras Adriana Behar e Shelda.

Mas Ana Paula já tem uma medalha olímpica em casa: o bronze conquistado com a seleção de vôlei de quadra nos Jogos de Atlanta-1996. Caso suba ao pódio em Pequim, vai ser a primeira atleta brasileira a ganhar medalhas em duas modalidades diferentes.

Compartilhe: