UOL Olimpíadas 2008 Notícias

15/08/2008 - 07h42

China bate Mali no basquete e garante vaga nas quartas-de-final

Do UOL Esporte
Em São Paulo*
A seleção feminina de basquete da China não teve dificuldades para vencer Mali pela quarta rodada do Grupo B dos Jogos Olímpicos de Pequim. Com a vitória por 69 a 48, as chinesas se classificaram para as quartas-de-final da competição com uma rodade de antecipação. Já as africanas sofreram a quarta derrota em quatro jogos e não têm mais chance de passar à fase seguinte.

Apoiadas pela torcida que marcou presença na Arena de Wukesong, o Ginásio Olímpico do Basquete, as chinesas abriram vantagem logo no início de jogo, contando com uma boa atuação da ala/armadora Lijie Miao, que só no primeiro quarto anotou dez pontos.

No segundo período, a seleção de Mali até que tentou reagir. Com boas infiltrações das alas Gandega e Kanoute, que terminaram a primeira etapa com cinco pontos cada, as africanas chegaram a liderar o placar do quarto com uma parcial de 8 a 7. Porém, nos últimos cinco minutos, a China voltou a encaixar a marcação e a converter no ataque para fechar o período e o primeiro tempo em 37 a 20.

Apesar da larga diferença no placar, a China não diminuiu o ritmo no segundo tempo. Logo no primeiro ataque, Song mandou da linha dos três e converteu para as chinesas, que nos cinco minutos iniciais aumentaram a diferença para 21 pontos.

As malinesas, apesar da garra, não aproveitaram os arremessos. A luta pela posse de bola não era compensada na hora do chute. Durante três minutos no período, a bola ficou entre um garrafão e outro sem cair, até que Sissoko, nos lances livres, converteu um ponto para Mali, mas já no segundo lance, errou novamente.

Com uma queda de rendimento na metade final do quarto, a equipe da China permitiu que o período acabasse empatado em 15 a 15 no placar parcial.

Durante o último quarto, a China manteve sempre a vantagem média de 20 pontos. Mali chegava, mas além das chinesas, tinha como adversária a péssima pontaria, com aproveitamento de 28% dos arremessos durante o jogo. As chinesas, com a armadora Lijie Miao, cestinha da partida com 25 pontos, não foram ameaçadas e terminaram com mais uma vitória.

A China enfrenta a República Tcheca na próxima rodada. As tchecas precisam vencer para garantir lugar nas quartas-de-final sem dependerem de nenhum outro resultado. Antes de voltar para casa, a seleção de Mali enfrenta a Espanha, no sábado, às 22h (horário de Brasília).

*Atualizada às 9h09

Compartilhe: