UOL Olimpíadas 2008 Notícias

15/08/2008 - 16h28

Brasil apresenta evolução modesta no individual geral da ginástica

Lello Lopes
Em Pequim (China)
O décimo lugar obtido por Jade Barbosa na final do individual geral da ginástica artística em Pequim é o melhor resultado do Brasil na história da prova nos Jogos Olímpicos. Entretanto, apresenta uma evolução bem modesta em relação ao que tinha sido feito em Atenas.

Reuters/Sergio Moraes
20ª em Sydney, Daniele Hypólito ficou em 12º lugar nos Jogos de Atenas, em 2004
FlávioFlorido/UOL
Em Pequim, Jade Barbosa não confirmou as expectativas e ficou na 10ª colocação
VEJA IMAGENS DA FINAL
NOTÍCIAS DE GINÁSTICA ARTÍSTICA
RESULTADO DE JADE AGRADOU?
Quatro anos atrás, Daniele Hypólito ficou com o 12º lugar na final. Em Pequim, a expectativa era que Jade conseguisse um resultado muito melhor do que esse, até mesmo brigando por medalhas.

A atleta carioca chegou à China com um inédito terceiro lugar obtido no Mundial de 2007, realizado em Stuttgart, na Alemanha. Além disso, no ano passado, ela conquistou três medalhas nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.

Na final olímpica do individual geral, realizada nesta sexta-feira, Jade Barbosa cometeu erros nos seus dois principais aparelhos: o salto e o solo. Em ambos, ela caiu após realizar acrobacias.

"O individual geral é uma disputa bem acirrada. Lá dentro é complicado. Eu tentei fazer o meu melhor", disse a ginasta, de 16 anos.

Apesar do resultado aquém do esperado, Jade Barbosa comemorou o seu desempenho em Pequim. "Fico feliz em ter feito o melhor resultado do Brasil na história da ginástica. Espero que nos próximos anos alguém possa melhorar ainda mais", afirmou.

A prova individual não foi a única que o Brasil apresentou uma evolução modesta. Na disputa por equipes, a seleção saltou do nono lugar em Atenas para o oitavo em Pequim.

Agora, a esperança é que as provas por aparelhos possam, finalmente, colocar o Brasil no pódio olímpico da ginástica artística. No domingo, Jade Barbosa vai disputar o salto, enquanto Diego Hypólito e Daiane dos Santos tentarão ganhar medalha no solo.

Compartilhe: