UOL Olimpíadas 2008 Notícias

15/08/2008 - 05h19

Itália bate Sérvia e aguarda Brasil para 'primeira final'

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A seleção feminina de vôlei da Itália confirmou sua ótima fase nesta sexta-feira com mais uma convincente vitória nos Jogos de Pequim. Dessa vez, as comandadas do técnico Massimo Barbolini superaram as dificuldades encontradas diante da Sérvia e venceram por 3 sets a 0, parciais de 25-23, 25-20 e 25-19.

Com seu quarto êxito em quatro jogos, as italianas mantiveram os 100% de aproveitamento na competição e adiaram a definição do primeiro lugar da chave para a próxima rodada, a última da fase eliminatória.

Às 3h30 do próximo domingo, a Itália encara o Brasil, que nesta sexta despachou o Cazaquistão e segurou a primeira colocação do Grupo B nos critérios de desempate. Brasileiras e italianas têm as duas melhores campanhas da primeira fase entre todas as 12 seleções participantes e são as favoritas ao ouro olímpico.

Para a Sérvia, a derrota desta sexta custou o terceiro lugar na chave, que agora está sob domínio da Rússia. Na última rodada, as duas equipes se encontram para definir terceira e quarta colocações do grupo. Ficar em último lugar entre os classificados significará pegar nas quartas-de-final o líder do Grupo A, que deverá ser a seleção de Cuba.

Com uma boa distribuição de bolas por parte da levantadora Lo Bianco, as italianas logo abriram seis pontos de vantagem no primeiro set (9-3). As sérvias, porém, encostaram no placar graças a uma série avassaladora de Jelena Nikolic no saque. Com quatro serviços potentes da meio-de-rede, a equipe reduziu a apenas um ponto a diferença italiana (19-18). Na reta final do set, porém, as sérvias não conseguiram segurar os ataques de Aguero e Gioli, permitindo à Itália fechar a etapa com 25-23.

Depois de um começo equilibrado, o segundo set virou um baile italiano graças ao grande desempenho da cubana naturalizada Aguero no saque. A oposta conseguiu três aces consecutivos e encaixou outros dois saques, deixando a Itália com sete pontos de vantagem (11-4). As sérvias não conseguiram tirar a diferença, e a equipe italiana fechou com 25-20.

No set final, o time sérvio esboçou uma reação, chegando a liderar o placar na primeira metade da etapa. A virada italiana, porém, veio em novo ace de Aguero (11-10), inspirada na partida desta sexta-feira. A partir daí, as italianas só fizeram aumentar a vantagem, usando bem o bloqueio e aproveitando seus contra-ataques. No final, 25-19 na terceira etapa e 3 sets a 0.

Compartilhe: