UOL Olimpíadas 2008 Notícias

15/08/2008 - 04h08

Algoz de brasileiro, pugilista chinês avança e faz revanche do Mundial

Do UOL Esporte*
Em São Paulo
Terceiro colocado no Mundial de Boxe de Chicago após perder na semifinal, em 2007, o chinês Yang Li terá a chance de fazer sua revanche lutando em casa, após vencer seu confronto nas oitavas-de-final, nesta sexta-feira. Ele enfrenta na próxima fase dos pesos pena (até 57 kg) o ucraniano Vasyl Lomachenko, seu algoz na ocasião e vice-campeão.

Jacques Demarthon/AFP
Yang comemora sua segunda vitória nos Jogos e a classificação para as quartas
PÁGINA ESPECIAL SOBRE O BOXE
PERFIS DOS PUGILISTAS BRASILEIROS
LEIA MAIS SOBRE A CHINA NOS JOGOS
Nas disputas realizadas no Ginásio dos Trabalhadores, Li passou pelo equatoriano Luis Poroso em uma decisão apertada, por 6 a 5. O adversário ficou na reclamação pelo placar apertado. "Estou muito triste não porque perdi a luta, mas por terem tirado a vitória de mim. Eu dominei o combate, ele só corria e dava golpes ilegais", disse Poroso, criticando a arbitragem.

"Está claro que o fato dele ser chinês o favoreceu", acusou o equatoriano. Antes desta vitória, Li derrotou sem dificuldades o brasileiro Robson Conceição na primeira fase, eliminando o baiano.

Já Lomachenko estreou fazendo a sua revanche. Ele bateu o forte russo Albert Selimov, atual campeão do mundo, que o derrotou na final em Chicago. Nesta sexta-feira, a vítima do ucraniano foi Bahodirjon Sultonov, que mal teve a chance de pontuar e perdeu por 13 a 1.

Nas outras séries de oitavas-de-final, Abdelkader Chadi, da Algéria, bateu Sailom Adi, da Tailândia, um dos países mais tradicionais do boxe. O duelo foi apertado e acabou em 7 a 6. Chadi enfrenta nas quartas-de-final o turco Yakup Kilic, que passou pelo japonês Satoshi Shimizu por 12 a 9.

No sábado, o Brasil volta a ter representantes no torneio olímpico, pelas oitavas-de-final. O peso mosca-ligeiro Paulo Carvalho pega Manyo Plange, de Gana, às 9h45 (horário de Brasília). Já o mosca Robenílson Vieira enfrenta Anvar Yunusov, do Tajiquistão, às 4h15. Washington Silva, que lutará por uma vaga na semifinal e para já garantir uma medalha, luta na próxima terça-feira.

* Atualizada às 4h38, com agências internacionais

Compartilhe: