UOL Olimpíadas 2008 Notícias

15/08/2008 - 03h49

COI pode punir sueco que abandonou medalha na luta greco-romana

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O Comitê Olímpico Internacional (COI) abriu um processo disciplinar contra o lutador Ara Abrahamian, da Suécia, que na quinta-feira passada jogou sua medalha de bronze no chão em protesto contra a arbitragem da luta greco-romana, na categoria até 84 kg. Uma punição da entidade poderia custar ao sueco a medalha que abandonou no ringue.

Peter Parks/AFP Photo
COI pode punir sueco Ara Abrahamian por abandonar medalha no ringue em protesto
VEJA AS IMAGENS DA REVOLTA
CONFIRA A PÁGINA DA MODALIDADE
ENTENDA A LUTA GRECO-ROMANA
Vice-campeão olímpico em Atenas-2004, Abrahamian reclamou diversas vezes da arbitragem durante a semifinal contra o italiano Andrea Minguzzi, que mais tarde ganharia o ouro na categoria. Após a decisão que o eliminou da disputa do título, o sueco avançou enfurecido contra os árbitros e teve que ser contido pelos colegas de equipe. Antes de deixar o ringue visivelmente irritado e sem falar com os repórteres, o lutador ainda socou a placa de alumínio que cercava o recinto.

Durante a cerimônia, Abrahamian foi mais categórico. Depois de receber a medalha de bronze, tirou o prêmio do pescoço, desceu do pódio e a jogou sobre o ringue. O porta-voz do COI, Giselle Davies, disse que nos próximos dias será realizada uma audiência disciplinar sobre o assunto. Caso perca o processo, o francês Melonin Noumonvi, que disputou a medalha com o sueco, ficará com o prêmio.

Compartilhe: