UOL Olimpíadas 2008 Notícias

15/08/2008 - 03h32

Schlittler perde reedição da final do Pan e agora tenta o bronze em Pequim

Bruno Doro
Em Pequim (China)
O judô brasileiro não trará nenhum ouro ou prata nas Olimpíadas de Pequim. Último atleta nacional a entrar no tatame, o pesado João Gabriel Schlittler foi derrotado pelo cubano Oscar Brayson nas quartas-de-final da categoria pesado (+ 100 kg) e agora se concentra na repescagem para buscar a medalha de bronze.

Seu adversário foi o mesmo que o derrotou na final dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Na ocasião, o cubano levou a melhor após uma exaustiva luta de dez minutos, decidida pelos juízes (hantei). Mais uma vez, Brayson soube como anular as armas do brasileiro para derrotá-lo.

Após ter um bom começo, João Gabriel aplicou uma técnica de sacrifício sem chegar perto de derrubar o adversário. Assim, o cubano caiu em cima do brasileiro sem dificuldades e conseguiu a vitória com a imobilização.

Mais leve que a maioria dos rivais, Schlittler, com 114 kg, contou com seu bom preparo físico para vencer as duas lutas iniciais. Na primeira, ele movimentou bastante o ucraniano Yevgeni Sotnikov e ficou com o triunfo após forçar duas punições ao atleta terceiro colocado no último Campeonato Europeu.

Já na segunda, o carioca precisou ir até o golden score contra o estoniano Martin Padar para avançar. Depois de receber uma punição por entrada falsa, ele empatou a luta e conquistou o yuko na morte súbita, que lhe garantiu a passagem para as quartas-de-final.

Com o resultado, a seleção brasileira de judô encerra sua participação nas Olimpíadas sem ter nem ao menos um atleta classificado para a semifinal. O mais longe que os atletas nacionais chegaram foram nas quartas-de-final, com Leandro Guilheiro, Tiago Camilo e Eduardo Santos. Os dois primeiros conseguiram o bronze na repescagem, assim como Ketleyn Quadros.

Compartilhe: