UOL Olimpíadas 2008 Notícias

15/08/2008 - 14h43

Medalhas do Pan não viram pódio olímpico, mas Pereira nega frustração

Bruno Doro
Em Pequim (China)
As oito medalhas que o brasileiro Thiago Pereira conquistou nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, sendo seis de ouro, não se traduziram em pódio nos Jogos Olímpicos de Pequim. Nesta quinta-feira, ele disputou os 200 m medley, sua grande aposta para medalhas, e terminou em quarto lugar.

TRÊS MOMENTOS DE PEREIRA
Satiro Sodré/CBDA/Divulgação
Nos 400 m medley, o brasileiro ficou na oitava colocação com 4min15s40
AP
Nos 200 m peito, Thiago Pereira não passou para as semifinais da prova
AP Photo/Thomas Kienzle
Na sua última prova em Pequim, o 200 m medley, o brasileiro terminou em quarto
THIAGO FICA EM 8º NOS 400 MEDLEY
BRASILEIRO EM AÇÃO NA PROVA
ELIMINATÓRIAS DOS 200 M PEITO
BRASILEIRO EM AÇÃO NA PROVA
THIAGO EM QUARTO NOS 200 MEDLEY
BRASILEIRO EM AÇÃO NA PROVA
O QUE VOCÊ ACHOU DO RESULTADO?
LEIA MAIS SOBRE A MODALIDADE
"Dei o máximo de mim na prova e não foi o suficiente para estar no pódio. Esta Olimpíada está sendo uma das mais fortes da história, com vários recordes mundiais. Não saio decepcionado", diz o nadador.

O resultado não chega a ser exatamente ruim. Nas Olimpíadas de Atenas, ele terminou em quinto lugar na mesma prova. Em Pequim, ficou atrás do até agora imbatível Michael Phelps, do húngaro Lazlo Csceh e do norte-americano Ryan Lochte.

O último, aliás, tinha conquistado o ouro dos 200 m costas, com direito a recorde mundial, menos de 20 minutos antes de nadar a final dos 200 m medley. "Tentei até a última hora. No peito (penúltimo estilo do medley), virei junto com o Ryan, mas no finalzinho não deu para acompanhar. Mas fiquei satisfeito por dar o meu melhor", afirma o brasileiro.

"Não dava para tirar esse dois segundos que ele chegou na minha frente. Eu dei o máximo. Saí sem andar direito. Dei o meu limite e não dava mais. Aquilo foi o máximo que eu podia ter feito", completou o nadador.

No Rio-2007, Pereira levou oito medalhas, incluindo seis de ouro, quebrando ele mesmo um recorde de ouros de Mark Spitz: no Pan de 67, o nadador norte-americano tinha conquistado cinco medalhas de ouro. Na piscina do Parque Aquático Maria Lenk, ele venceu os 200 e 400 m medley, os 4x200 m e 4x100 m livre, os 200 m costas e os 200 m peito.

Em Pequim-2008, ele diminuiu o ritmo e nadou apenas três provas: 200 m e 400 medley e os 200 m peito. Nas duas primeiras, foi finalista (terminou em oitavo na prova mais longa). Na outra, parou nas eliminatórias.

Questionado sobre o sentimento de nadar as mesmas provas que o fenômeno Phelps, o brasileiro se mostrou emocionado. "Ele vai ganhar oito ouros com certeza, vai ser o grande nome da natação da história das Olimpíadas. É um privilégio nadar do lado dele", fala Pereira.

"Estou fazendo parte de um dos momentos mais importantes da história olímpica. Daqui a 20 ou 30 anos, vai ser difícil alguém fazer o que ele está fazendo agora. Ninguém mais vai conquistar oito ouros. E você vai lembrar disso no futuro, o que é bem legal", completou.

Compartilhe: