UOL Olimpíadas 2008 Notícias

15/08/2008 - 01h32

Comitê olímpico divulga dois novos casos de doping em Pequim

Das agências internacionais*
Em Pequim
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim (Bocog) divulgou nesta sexta-feira mais dois casos de doping nos Jogos, nas modalidades de tiro e ginástica artística. Somados aos episódios no ciclismo e no beisebol, chega a quatro o número de exames positivos para doping em Pequim.

Hannibal Hanschke/Reuters
Após doping, Jong-su Kim terá de devolver a medalha de bronze (foto) e a de prata
NOTÍCIAS DE PEQUIM
PÁGINA DOS JOGOS OLÍMPICOS
CALENDÁRIO DAS MODALIDADES
O comitê anunciou que o norte-coreano Jong-Su Kim, prata na prova de pistola 50m do tiro e bronze na pistola de ar 10 m, perdeu suas medalhas e foi excluído dos Jogos de Pequim, após ter resultado positivo em teste para o beta-bloqueador propranolol, substância que diminui o ritmo cardíaco, reduzindo a possibilidade de o atleta tremer no momento do disparo.

O segundo doping foi da atleta vietnamita Thi Ngan Thuong Do, da ginástica artística, que não ganhou medalha em Pequim. A atleta usou furosemida, substância diurética que pode ser usada para mascarar outras drogas.

Com o doping no tiro, o chinês Zongliang Tan leva a medalha de prata na pistola 50m e o russo Vladimir Isakov, quarto lugar, ganha o bronze. Na pistola de ar 10m, o norte-americano Jason Turner fica com a medalha de bronze do norte-coreano.

Arne Ljungqvist, chefe da Comissão Médica do Comitê Olímpico Internacional, acredita que o doping do atleta de tiro foi intencional, pois interferiu diretamente na precisão do disparo. "Eu não posso interpretar isso de modo que não seja o de um consumo intencional", disse Ljungqvist.

Já no caso da ginasta, a comissão acredita que foi um exemplo de falta de informação, já que a droga também é usada para diminuir a tensão pré-menstrual. "Na minha interpretação, este é um problema que resulta da desinformação da atleta, sem conhecimento do que tomar" ,afirmou Ljungqvist.

Com a confirmação da retirada das medalhas de Kim, a China chegou a sua oitava medalha de prata e os Estados Unidos ampliaram seu número de bronzes, 17 no total. Já a Rússia chegou a sua 16ª medalha em Pequim, quinta de bronze.

* Atualizado às 02h21, com agências internacionais

Compartilhe: