UOL Olimpíadas 2008 Notícias

14/08/2008 - 23h58

Tchecas batem Nova Zelândia, que fica longe das finais no basquete

Do UOl esporte
Em São Paulo
Abrindo a quarta rodada do torneio olímpico de basquete feminino, a República Tcheca bateu a seleção da Nova Zelândia por 90 a 59. A força física da equipe tcheca garantiu a vitória que mantém o time na disputa por uma vaga nas quartas-de-final.

Já as neozelandesas vêem a possibilidade de passar à próxima fase se tornar remota, pois para isso precisam surpreender a equipe dos EUA na última rodada, e torcer por uma combinação de resultados.

A República Tcheca logo abriu vantagem no jogo. Melhor tecnicamente, a equipe tcheca foi superior em defesa e ataque. A articulação entre a armadora Hana Machova com a ala-pivô Hartigova, em boa partida, superava com facilidade a defesa da Nova Zelândia, que parecia não poder conter o ataque tcheco.

No segundo quarto, a Nova Zelândia tentou forçar jogadas de garrafão com duas pivôs, tentando diminuir a diferença no placar. A receita de força contra força não funcionou. As neozelandesas conseguiam se manter no jogo graças às cestas da armadora Angela Marino, que arremessando à distância conseguia sobrepor a barreira tcheca.

No primeiro tempo de jogo, ambas equipes arremessaram 31 vezes contra o cesto, e as tchecas aproveitaram melhor com 17 acertos, contra 12 das neozelandesas

Fim do primeiro tempo, 44 a 31, tchecas na frente. Nova Zelândia venceu o segundo quarto por 19 a 18 e esboçou uma reação na partida. Ainda assim, a vantagem tcheca se mantinha em 13 pontos.

A armadora Marino, com bom aproveitamento nos tiros de três pontos, seguia como único destaque neozelandês. Sua equipe não atuou bem, errando muitos arremessos. A pivô Lisa Wallbutton, muito marcada, se destacou mais nos rebotes. Jillian Harmon, cestinha na partida contra a China na terceira rodada, fez cinco pontos no jogo.

As neozelandesas não conseguiram superar a altura da equipe tcheca, que vencia o jogo baseada na superioridade física de sua defesa. Em todo o terceiro período, a Nova Zelândia fez sete pontos. As tchecas não arremessavam bem, mas mesmo assim seguiam na frente, dominando a posse de bola.

Aneka Kerr, em infiltração sozinha contra a armadora Machova, arremessou antes do tempo para evitar o toco, e perdeu a bandeja, desperdiçando dois pontos. A vantagem da República Tcheca chegou a 27 pontos no terceiro quarto.

Só no último quarto a equipe neozelandesa descobriu a vantagem de marcar as tchecas logo na saída de bola. Imprimindo velocidade ao jogo, a Nova Zelândia surpreendeu a defesa tcheca. Micaela Cocks, adiantada, recebeu a bola e marcou dois pontos sem marcação no garrafão adversário.

Apesar de a Nova Zelândia melhorar em quadra, a vantagem média de 30 pontos alcançada pelas tchecas foi intransponível. Nova Zelândia cai no grupo B e disputa a lanterna com Mali, que precisa vencer na quarta rodada para não ficar na última colocação.

A equipe neozelandesa vai precisar se superar contra os EUA na última rodada se quiser passar à próxima fase do torneio olímpico de basquete.

Compartilhe: