UOL Olimpíadas 2008 Notícias

14/08/2008 - 16h00

Brasil busca acerto em jogo decisivo com campeãs olímpicas de 2000

Bruno Império
Em São Paulo
A seleção feminina de futebol do Brasil disputa nesta sexta-feira, às 7h (de Brasília), contra a Noruega, um lugar na semifinal das Olimpíadas de Pequim. O confronto com as vencedoras dos Jogos de 2000 é visto pelo técnico Jorge Barcellos como mais difícil até aqui. No entanto, para o treinador, a partida que abre a série mata-mata do torneio ainda serve para que Marta, Cristiane e cia encontrem o entrosamento perfeito para a seqüência da competição.

Crédito
Barcellos vê Noruega forte, mas não sabe dar nomes às principais jogadoras rivais
CONFIRA A TABELA DOS JOGOS
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO FUTEBOL
PÁGINA ESPECIAL DE PEQUIM-08
"Estamos conversando bastante para ajustar o nosso jogo. Contra adversários fortes, como a Noruega, o importante é não oscilar muito durante a partida", disse o treinador, que também ressaltou que os intervalos entre as partidas não têm sido suficiente para entrosar a equipe nos treinos. "O desgaste dessa seqüência de jogos é muito pesado. Entre um jogo e outro, temos que recuperar as jogadoras", completou.

Para Barcellos, a jogada aérea é o ponto forte da Noruega. Mas isso foi tudo que o treinador soube dizer sobre o adversário que o Brasil irá encontrar nas quartas-de-final. "Eles tem uma jogadora muito boa. É a camisa 10. Não sei dizer o nome dela. Mas é uma jogadora com quem temos de ter cuidado. A camisa 4 também joga bem. Ainda vamos assistir a um vídeo da última partida delas para estudarmos mais", afirmou.

A temida camisa 10 citada por Barcellos é a atacante Melissa Wilk, que marcou dois gols na competição (um na vitória sobre os Estados Unidos por 2 a 0 e outro que garantiu a classificação com 1 a 0 sobre a Nova Zelândia). Já a camisa 4 é a meia Ingyld . "Não podemos descuidar da marcação dessas duas em momento algum", disse, em referência ao que aconteceu na segunda partida da primeira fase, contra a Coréia do Norte.

Em Shenyang, o Brasil vencia as asiáticas por 2 a 0 com gols de Marta e Daniela Alves no primeiro tempo. Mesmo sem ter uma grande vantagem, a seleção tratou de administrar o resultado e permitiu que as norte-coreanas descontassem nos acréscimos, o que irritou Barcellos.

"Contra a Nigéria melhorou. Nós também fizemos todos os gols no primeiro tempo, mas não deixamos a peteca cair no segundo. Continuamos indo pra cima e criando chances de gol. Não foi como contra a Coréia do Norte e foi melhor do que contra a Alemanha, na estréia. Essa evolução é animadora", afirmou o técnico

Satisfeito com a equipe, Barcellos deve manter contra a Noruega a mesma formação que assegurou a classificação na primeira colocação do grupo F.

A Noruega, ao contrário do Brasil, vem para a partida abalada por conta do seu último resultado. As européias tinham tudo para se classificar na liderança da chave G. No entanto, na última rodada, as norueguesas pouparam jogadoras e sofreram uma goleada por 5 a 1 para o Japão, que conseguiu selar a vaga entre os melhores terceiros colocados.

Data: 15/08/2008 (sexta-feira)
Hora: 7h00 (horário de Brasília)
Local: Tianjin Stadium (China)

Brasil
Bárbara; Simone, Érika, Tânia Maranhão, Renata Costa; Maycon, Rosana, Daniela Alves e Ester; Marta e Cristiane
Técnico: Jorge Barcellos

Noruega
Erika Skarboe, Ane Horpest, Folstad, Siri Norbd, Christensen; Marie Knusten, Storlokken, Ingvild Stensland e Gulbrandsen, Melissa Wiik e Kaurin Larsen
Técnico: Biarne Berntsen

Compartilhe: