UOL Olimpíadas 2008 Notícias

14/08/2008 - 10h40

Após vencer a Grécia, EUA pegam Espanha em confronto de líderes

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A quarta rodada do basquete masculino promete. Depois de dominar o jogo contra a Grécia, atual vice-campeã mundial, vencendo por 92 a 69, os norte-americanos confirmaram sua condição de favoritos e decidem a liderança do grupo B contra a Espanha, também invicta até agora em Pequim, no sábado.

AP Photo/Dusan Vranic
Estados Unidos, de Bryant (f), confirmam favoritismo contra a Grécia e, agora....
AP Photo/Dusan Vranic
... contam com o talento de estrelas como Lebron James (f) para bater a Espanha
VEJA AS IMAGENS DA VITÓRIA
ESPANHA BATE A ALEMANHA
LEIA MAIS SOBRE BASQUETE
QUEM VENCE: EUA OU ESPANHA?
A Grécia perdeu na estréia olímpica para a Espanha, que segue invicta após vitória sobre a Alemanha na terceira rodada, e espera os norte-americanos para a definição do líder do grupo B. Os EUA superaram seu primeiro adversário difícil, depois de dois jogos sem contratempos contra China e Angola.

Os norte-americanos começaram o jogo investindo pelas alas, fugindo da marcação européia no garrafão. O armador Kidd se descuidou e foi para o banco antes dos dois minutos de partida, com duas faltas pessoais.

A Grécia fez o oposto, investindo em bolas para o pivô "Baby Shaq" Schortsanitis. A tática funcionou inicialmente, mas a defesa dos EUA rapidamente se adaptou às jogadas e, com duas roubadas de bola, justamente entre a ligação do armador Spanoulis para o pivô, marcou os pontos que puseram a equipe à frente no primeiro quarto.

O show norte-americano começou no segundo período. Dwayne Wade lançou uma bola quase perdida na lateral e Kobe Bryant cravou em linda ponte aérea, arrancando aplausos da torcida. A jogada plástica desencadeou a "escola globethrotter" do basquete dos EUA, que usam os lances plásticos para intimidar os adversários em quadra.

A Grécia se alarmou, e tentou fechar a defesa, marcando por zona. Mesmo quando pontuavam, os gregos eram rapidamente surpreendidos na reposição de bola norte-americana, com lançamentos longos, que encontravam Wade ou Bryant adiantados na quadra da Grécia.

Chris Bosh desequilibrou ainda mais a partida, em quatro lances seguidos em que converteu dois pontos e recebeu falta, ampliando em lances livres.

Os gregos ficaram sem opção de jogo, sem infiltrar no garrafão adversário, e errando todos os seis chutes de três pontos no primeiro tempo.

Os norte-americanos fizeram 16 pontos no contra-ataque durante o primeiro tempo, enquanto os gregos converteram dois. Com este aproveitamento o time dos EUA abriu 19 pontos de vantagem, fechando o segundo quarto em 51 a 32.

Depois de reconhecer o adversário, tudo que os norte-americanos fizeram foi continuar no contra-ataque, no típico estilo praticado na NBA. Papaloukas foi um dos poucos que conseguia infiltrar na defesa norte-americana, que distribuía tocos.

A Grécia conseguiu a duras penas se manter no jogo durante o terceiro quarto. No placar parcial, o período terminou equilibrado, em 23 a 22, a favor dos norte-americanos. Porém o que se viu em quadra foi os EUA ampliando sua vantagem no marcador para 20 pontos.

Não havia mais condições de a equipe grega parar o dream team. Os EUA se mantiveram constantemente no ataque, sufocando totalmente a Grécia. O time norte-americano diminuiu o ritmo pela primeira vez no jogo, deixando a Grécia partir para o ataque.

A marcação por zona demonstrou a postura dos EUA de apenas manter o resultado, sem mais desgaste físico. Os armadores Spanoulis e Papaloukas fizeram o que puderam, mas perdendo por mais de vinte pontos de diferença durante todo o quarto, não evitaram a derrota.

Todas as atenções se voltam agora para o grande confronto entre EUA e Espanha, os dois melhores times até agora no torneio olímpico de basquete masculino. O jogo acontece às 11h15 deste sábado (horário de Brasília).

Compartilhe: