UOL Olimpíadas 2008 Notícias

14/08/2008 - 10h18

Blake finda longo jejum, elimina Federer de Pequim e amplia crise do rival

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O mau momento de Roger Federer foi confirmado justamente por meio de um dos seus maiores "fregueses" no circuito. Com uma atuação firme e de poucos erros, James Blake finalmente encerrou a longa série de derrotas para o suíço com grande estilo: bateu o ainda número um do mundo por 2 sets a 0 (6-4, 7-6) e o eliminou da chave de simples das Olimpíadas de Pequim nas quartas-de-final.

Charles Krupa/AP
Blake só comemorou após confirmar o fim do longo jejum de vitórias diante do rival
Elise Almeida/AP
Roger Federer perderá posição de número um do mundo já nesta segunda-feira
CONFIRA MAIS FOTOS DO JOGO
MAIS DA MODALIDADE EM PEQUIM
Blake estava mais do que "engasgado" com Federer. Afinal, o suíço já somava um total de oito vitórias e nenhuma derrota sequer para o norte-americano. Não só isso, como o atleta europeu estava à frente na soma dos sets disputados com uma vantagem de 21 a 1.

A queda nas quartas-de-final nas Olimpíadas de Pequim não poderia vir em pior hora para Federer. Sem estar em seu melhor nível, o suíço ainda luta para reencontrar a forma na temporada. Desde a derrota na final de Wimbledon para Rafael Nadal, em junho, ele não chegou a nenhuma semifinal - foi eliminado logo nas primeiras rodadas dos Masters de Cincinanti e do Canadá. Graças a esses resultados, ele cairá para a segunda posição no ranking mundial na próxima segunda-feira.

Desde o início do jogo era fácil de se perceber que Blake estava realmente concentrado em acabar com a série de vitórias seguidas do tenista europeu. Com um semblante extremamente sério, o norte-americano comemorou pouco os pontos que conquistou e atacou o máximo que pôde.

O detalhe é que Blake também mudou a forma de atuar em relação ao que está mais acostumado. O atual número sete do mundo subiu muito na rede, o que dificultou as ações para o suíço. Com muitos erros não-forçados, Federer cedeu várias chances no primeiro set, que não foram desperdiçadas pelo rival. Resultado: 6-4 para o norte-americano.

Na semifinal, James Blake enfrentará o vencedor do duelo entre o francês Paul-Henri Mathieu e o chileno Fernando González. O jogo dos dois está marcado para começar ainda nesta quinta-feira.
A DOIS JOGOS DO OURO
VEJA A CHAVE COMPLETA
CALENDÁRIO DO TÊNIS
Motivado pelo bom momento no confronto, Blake manteve a postura ofensiva. Logo no segundo game do set seguinte, ele obteve nova quebra de serviço. Quando tudo indicava que o jogo acabaria sem demoras, Federer melhorou e chegou a empatar por 3 a 3. O jogo seguiu parelho até o tie-break. A partir daí, o suíço praticamente perdeu a confiança na disputa dos pontos e não foi páreo para seu rival, perdendo por 7 a 2.

Com o revés, o suíço não consegue igualar sua melhor marca nos Jogos Olímpicos. Em Sydney-00, ele chegou figurar entre os quatro primeiros, mas não medalhou depois de duas derrotas, para o alemão Tommy Haas e o francês Arnaud Di Pasquale. Já em Atenas-04, Federer foi eliminado na segunda rodada pelo tcheco Tomas Berdych, a quem derrotou na última quarta-feira.

Compartilhe: