UOL Olimpíadas 2008 Notícias

14/08/2008 - 08h05

Cielo bate recorde olímpico e vai à semifinal dos 50 m livre

Lello Lopes
Em Pequim (China)
Poucas horas depois de ganhar a medalha de bronze nos 100 m livre, César Cielo brilhou novamente nos Jogos Olímpicos de Pequim. Na noite desta quinta-feira (manhã no Brasil), o nadador voltou ao Cubo D'Água. E com o tempo de 21s47 quebrou o recorde olímpico dos 50 m livre, na fase eliminatória da prova.

Mas Cielo teve pouco tempo para aproveitar o recorde. Na bateria seguinte, o francês Amaury Leveaux baixou em um centésimo a marca e estabeleceu o novo recorde olímpico. A antiga marca pertencia ao russo Alexander Popov, que nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, fez o tempo de 21s91.

Na classificação geral, Cielo ficou com a segunda melhor marca para as semifinais. O outro brasileiro na prova, Nicholas Santos, também obteve vaga para a próxima fase, com o 11º melhor tempo (22s00).

Campeão olímpico dos 100 m livre, o francês Alain Bernard obteve o sétimo melhor tempo geral, com 21s78, também um centésimo abaixo do atual recordista mundial da prova, o australiano Eamon Sullivan (21s79 - oitavo melhor tempo).

Na saída da piscina, Cielo se mostrou otimista na busca da segunda medalha olímpica. "Acho que é a melhor fase da minha vida. Estou nadando muito rápido", disse o brasileiro.

A preparação para a prova dos 50 m livre nesta quinta não foi boa. Depois da medalha obtida pela manhã (noite de quarta no Brasil), Cielo não conseguiu descansar como gostaria. "Quero descansar esta noite. Depois do almoço não consegui descansar. Ainda estava com os 100 m na cabeça", afirmou.

A semifinal dos 50 m livre será disputada na noite desta quinta-feira (em Brasília). Já a final vai acontecer na noite de sexta (também no horário de Brasília).

A prova dos 50 m livre, uma das mais equilibradas do mundo, é a especialidade de Cielo. O brasileiro chegou à Olimpíada com o tempo de 21s75, obtido em julho nos Estados Unidos.

Se tivesse conseguido no ano passado, a marca seria recorde mundial. Mas o francês Alain Bernard e o australiano Eamon Sullivan derrubaram o tempo anterior, de 21s64, que pertencia a Popov. Hoje o recorde mundial é do australiano, com 21s28.

Compartilhe: