UOL Olimpíadas 2008 Notícias

14/08/2008 - 08h02

Com bloqueio afiado, Márcio e Fábio Luiz batem russos e ficam em 2º

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Os brasileiros Márcio e Fábio Luiz asseguraram nesta quinta-feira o segundo lugar no Grupo D do vôlei de praia masculino dos Jogos de Pequim e escaparam de uma possível disputa de repescagem. A qualificação veio com uma vitória por 2 sets a 0 (24-22 e 21-17) sobre os russos Barsuk e Kolodinskiy, que também estavam na briga pela vice-liderança da chave.

A primeira colocação do grupo ficou com os austríacos Doppler e Gartmayer. Responsáveis pela única derrota dos brasileiros na primeira fase, os europeus superaram os italianos Lione e Amore também por 2 a 0 em jogo preliminar.

Com a classificação de Márcio e Fábio Luiz, o Brasil coloca suas quatro duplas de vôlei de praia nas oitavas-de-final em Pequim. Ricardo/Emanuel e Renata/Talita passaram com 100% de aproveitamento. Já Ana Paula e Larissa, assim como Márcio e Fábio, perderam um jogo.

No duelo desta quinta-feira contra Barsuk e Kolodinskiy, os brasileiros tiveram como principal arma o bloqueio. Em dia dos menos inspirados de Márcio, Fábio Luiz, de 2,04 m, fez jus ao apelido de "Muralha" e virou uma grande pedra no caminho da dupla russa.

Logo de cara, a dupla verde-amarela conseguiu abrir três pontos de vantagem (7-4) no primeiro set em um erro de ataque dos russos. Os adversários, porém, viraram da mesma maneira, em uma falha de Fábio (11-10). Usando toda a potência de Kolodinskiy no saque e no contra-ataque, a dupla russa conseguiu ampliar a diferença para quatro pontos (18-14), até que os brasileiros iniciaram uma grande recuperação.

Com 20-19 para a dupla européia, Márcio e Fábio Luiz salvaram o primeiro set-point, virando o jogo logo em seguida (22-21). Os russos também impediram duas vezes que os brasileiros fechassem a primeira etapa, mas o set acabou em 24-22, com um bloqueio de Fábio Luiz em cima de Barsuk.

Na segunda parcial, a "Muralha" apareceu de vez. Depois de estarem perdendo por dois pontos de diferença, os brasileiros conseguiram a virada no 10-9, em bela largada de Márcio no fundo da quadra russa. Em seguida, Fábio pegou Barsuk em dois bloqueios, e o Brasil abriu distância (12-9).

Daí pra frente, os brasileiros precisaram apenas administrar o marcador. A vantagem aumentou para quatro pontos, e o acerto final do jogo não poderia ser outro: Fábio Luiz bloqueou Kolodinskiy e sacramentou a vitória no set com 21-17 e no jogo com 2 a 0.

Compartilhe: