UOL Olimpíadas 2008 Notícias

14/08/2008 - 05h12

Yao Ming reina contra Angola e China segue viva no basquete

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A seleção da China não podia decepcionar sua torcida mais uma vez. Em caso de derrota contra Angola, o time teria suas chances muito reduzidas para chegar às quartas-de-final do torneio olímpico de basquete masculino. A cada troca de passes entre os chineses, uma ovação preenchia a Arena de Wukesong, e o time de Angola, que jogou bem apenas no segundo quarto, acabou isolado na lanterna do grupo B após a derrota por 85 a 68.

Eric Gay/AP
China vence primeira e segue no páreo em Pequim. Yao Ming (E) foi o destaque
VEJA AS FOTOS DA RODADA
ESPANHA VENCE E ESPERA EUA
CLASSIFICAÇÃO DO BASQUETE
TUDO SOBRE PEQUIM-2008
Foi a oportunidade perfeita de revidar a final da Copa Stankovic de basquete, torneio preparatório para Pequim-2008, em que os angolanos revelaram seu basquetebol desbancando os chineses em casa.

Yao Ming, com seus 2,26 m, se encarregou de barrar as investidas do armador angolano Carlos Morais no garrafão. Gomes e Barros também pouco infiltraram, tendo que optar por tiros incertos de três pontos. O começo de jogo foi tenso para os angolanos, que não conseguiram jogar.

Contra a Espanha, na última rodada, a China também apoiou seu jogo na força bruta de Yao Ming, e pagou caro. O gigante chinês acabou tonto com a articulação de jogadas dos espanhóis e foi derrotado por Pau Gasol no duelo mais emocionante até agora no basquete olímpico, tendo que deixar a quadra antes do término por superar o limite de faltas pessoais.

No jogo desta terceira rodada, Angola só tinha um trunfo: a velocidade. Assim como a Espanha fez, os angolanos ajustaram melhor a armação, e começaram a se recuperar no jogo e sentir que seria possível derrubar a China novamente. Depois de sair perdendo por 28 a 15 no primeiro quarto, o time surpreendeu e encostou no placar, fechando a primeira metade do confronto apenas dois pontos atrás.

Vencendo o segundo quarto, marcando 27 a 16 na parcial, a seleção de Angola assombrou a China com a possibilidade de eliminação na primeira fase.

A defesa foi o remédio chinês para recuperar as rédeas do jogo e não deixar o time angolano crescer. Em todo o terceiro período, Angola fez apenas nove pontos, e a China, dominando os rebotes e auxiliada pela pontaria desacertada do adversário, abriu outra vez a vantagem que seria decisiva àquela altura da partida.


No último quarto, Angola não conseguiu se recuperar no jogo. A seleção da China, dominando maciçamente os rebotes durante todo o jogo (37 no total, contra 19 de Angola), aumentou a diferença e conquistou a primeira vitória em Pequim-2008.

A adversária direta dos chineses pela vaga para as quartas-de-final será a Alemanha, que nesta rodada perdeu pela segunda vez nas Olimpíadas, no confronto contra a até agora imbatível seleção espanhola. O jogo acontece no próximo sábado, às 9h (horário de Brasília).

Compartilhe: