UOL Olimpíadas 2008 Notícias

14/08/2008 - 04h35

Edinanci dá ippon em italiana e está a duas vitórias do bronze

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Edinanci Silva segue firme na briga pela medalha de bronze olímpica. Com um lindo ippon sobre a italiana Lucia Morico, a brasileira se classificou para a final da repescagem e agora está a uma vitória da decisão pelo terceiro lugar da categoria meio-pesado (78 kg).

Ivan Sekretarev/AP
Edinanci foi derrotada na primeira rodada, mas melhorou e segue atrás do bronze
VEJA MAIS FOTOS DO JUDÔ NO DIA
LUCIANO CORRÊA É ELIMINADO
Assim como nas outras duas outras lutas, Edinanci começou bem e logo conseguiu um koka após uma técnica de sacrifício. Superior, a brasileira pontuou um waza-ari no minuto seguinte. O ippon veio com o mesmo golpe da primeira queda a 2min20 do término do combate.

Esperança de medalha para o Brasil, a paraibana de 31 anos não precisou entrar no tatame durante a primeira rodada, pois ganhou a primeira luta de bye. Sua adversária nas oitavas-de-final foi a espanhola Esther San Miguel, que depois avançou à semi.

A brasileira ainda deu sinais de que conseguiria derrotar a européia sem grandes dificuldades. Ela manteve domínio do combate até o fim, quando levou um yuko durante momento de desconcentração. Com pouco tempo no placar, ela ainda forçou uma punição à rival, mas não reverteu o placar.

Já na repescagem, sua primeira adversária foi a russa número um do mundo, Vera Moskalyuk. Superior ao longo de todo o confronto, a paraibana triunfou com autoridade depois de jogar a rival duas vezes por yuko.

Edinanci foi para os Jogos como a atleta mais experiente da seleção de judô. Sem grandes concorrentes à disputa da vaga no país, ela é titular olímpica há mais de uma década e já somou três sétimas colocações consecutivas na categoria (Atlanta-96, Sydney-2000 e Atenas-2004).

Compartilhe: