UOL Olimpíadas 2008 Notícias

14/08/2008 - 04h19

Washington fica a um passo do bronze e é o maior vencedor desde 1996

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O brasileiro Washington Silva conseguiu sua segunda vitória no torneio olímpico do boxe, em Pequim, e se tornou o maior vitorioso do país na modalidade desde Atlanta-1996. Nesta quinta-feira, no Ginásio dos Trabalhadores, o paulista passou por Bastie Samir, de Gana, por 9 a 7, e está nas quartas-de-final dos meio-pesados (até 81 kg) dos Jogos. Com o resultado, o paulista está a apenas uma vitória da semifinal e, conseqüentemente, da medalha de bronze, uma vez que o boxe não realiza disputa de terceiro lugar.

PAULISTA PERTO DO PÓDIO
AP
Washington comemora sua segunda vitória no torneio olímpico de boxe em Pequim
Crédito
Pugilista brasileiro tem lutado à base da superação, devido a uma lesão no joelho
Jacques Demarthon/AFP
Durante a luta, o lutador paulista apostou na precisão dos golpes para pontuar mais
NASCIMENTO DO FILHO É MOTIVAÇÃO
VEJA AS IMAGENS DA VITÓRIA
CONFIRA O PERFIL DO PUGILISTA
PÁGINA ESPECIAL DA MODALIDADE
O CALENDÁRIO DO BOXE NOS JOGOS
ESPECIAL SOBRE O BRONZE DE CIELO
Washington passou na estréia por Azea Augustama, do Haiti, por 6 a 2, e continuou com um bom desempenho, apesar das limitações de um rompimento no ligamento cruzado de seu joelho direito.

Desde Atlanta, com Daniel Bispo, nenhum brasileiro havia conseguido duas vitórias nas Olimpíadas. Na ocasião, Bispo passou por Adnam Khadour, da Síria, e Jean-Luois Mandengue, da França, mas caiu diante do alemão Tomas Ulrich e não seguiu no sonho de conquistar a segunda medalha brasileira no boxe, feito que só Servílio de Oliveira conseguiu com o bronze em 1968, na Cidade do México.

Nas últimas duas Olimpíadas, apenas três pugilistas passaram da primeira rodada, mas caíram em seguida. Em Sydney-2000, foram Valdemir Pereira, o Sertão, que viria a ser campeão mundial dos penas, e o meio-médio ligeiro Kelson Santos. Em Atenas-2004, foi a vez de Edvaldo de Oliveira, o Badola.

Com a movimentação debilitada, Washington tem mostrado precisão e força nos golpes. Ele abriu a luta vencendo o primeiro assalto por 4 a 1. Na segunda parcial, o ganês foi para cima, mas só conseguiu diminuir a diferença no terceiro assalto, com a luta ficando em 7 a 4 e Washington precisando apenas administrar para avançar.

No round decisivo, mais uma vez Samir partiu para cima, mas o brasileiro conseguiu fugir dos golpes do rival para encerrar com a vitória em 9 a 7.

Na próxima fase, o pugilista brasileiro enfrenta o irlandês Kenny Egan, que triunfou sobre o turco Bahram Muzaffer, por 10 a 2. O combate acontece na próxima terça-feira. Egan foi medalhista de bronze no Campeonato Europeu de 2006.

As vitórias de Washington se somam a de Robenílson Vieira, dos moscas, e de Paulo Carvalho, dos moscas-ligeiros, que lutam na segunda rodada. Ambos os combates serão disputados no sábado.

Meio-médios
O cubano Carlos Suarez foi o primeiro a passar às quartas-de-final entre os meio-médios (até 69 kg), nesta quinta-feira, confirmando a tradição do seu país na modalidade. Ele bateu Billy Joe Saunders, do Reino Unido, com facilidade, por 13 a 6.

Saunders, de apenas 18 anos e já uma promessa do seu país, não remoeu a derrota, uma vez que lutará os Jogos de 2012 em casa, nas Olimpíadas de Londres. "Já estou pensando em 2012", disse ele que impressionou ao vencer na estréia o medalhista de bronze no Mundial de 2007, Adem Kilicci, da Turquia.

Já o ucraniano Olexandr Strets'kyy, ucraniano da forte escola de pugilistas do Leste Europeu, foi surpreendido por Toureano Johnson, de Bahamas, perdendo por 9 a 4. Pelo mesmo placar, o chinês Silamu Hanati bateu Joseph Mulema, de Camarões.

Compartilhe: