UOL Olimpíadas 2008 Notícias

14/08/2008 - 01h50

Renata e Talita driblam forte saque grego e confirmam 1º lugar de chave

Do UOL Esporte
Em São Paulo
As brasileiras Renata e Talita asseguraram nesta quinta-feira o primeiro lugar do grupo F do vôlei de praia feminino nas Olimpíadas de Pequim. Em um jogo difícil contra as gregas Arvaniti e Karantasiou, a dupla verde-amarela superou o forte saque das adversárias e conseguiu fechar o jogo em dois sets, parciais de 22-20 e 21-19. Com três derrotas em três jogos, a dupla da Grécia está eliminada da competição.

Dessa maneira, as brasileiras chegam às oitavas-de-final, para as quais já tinham vaga garantida, com 100% de aproveitamento na fase preliminar e apenas um set perdido, no jogo de estréia contra as mexicanas Garcia e Candelas.

O chaveamento das oitavas será definido ainda nesta quinta, após a definição dos últimos dois classificados em uma repescagem. Em um primeiro set bastante equilibrado, o que se viu foi uma série de viradas, com as duas duplas se revezando na dianteira do placar.

Abusando da força, tanto no ataque quanto no saque, principalmente da canhota Arvaniti, as gregas abriram dois pontos de vantagem (6-4) em um erro de ataque de Renata, mas não demorou para que as brasileiras empatassem (8-8) com dois sucessivos ataques de Talita que tocaram na rede e enganaram a defesa adversária.

A primeira virada verde-amarela (13-12) veio com dois aces consecutivos de Rentata, mas as gregas voltaram à frente em seguida, abrindo dois pontos de vantagem (17-15) em mais um erro de ataque do Brasil.

A virada definitiva (20-19) veio em uma largada de Renata, que achou um buraco no fundo da quadra grega. As européias ainda salvaram o primeiro set-point, mas as brasileiras fecharam com 22-20, em um ace de Talita.

A segunda etapa começou da mesma maneira que a primeira, com os dois times invertendo suas posições no marcador. O Brasil abriu vantagem (5-3) em bom ataque de Talita, mas as gregas conseguiram a virada (11-8) com dois aces consecutivos de Arvaniti.

Usando o saque como principal arma, as gregas conseguiram abrir quatro pontos de vantagem (14-10). A diferença foi sustentada até o momento em que as brasileiras decidiram mudar sua estratégia e também forçar os serviços.

O empate veio com dois bons saques de Renata (18-18). A dupla verde-amarela virou o jogo (20-19) e confirmou o set-point, fechando em 21-19 e mantendo sua invencibilidade no torneio feminino de vôlei de praia.

Compartilhe: