UOL Olimpíadas 2008 Notícias

14/08/2008 - 01h24

Brasil dá trabalho, mas é derrotado pela Polônia no handebol

Do UOL Esporte
Em São Paulo*
O primeiro tempo do Brasil no terceiro jogo do torneio olímpico de handebol masculino, contra a Polônia, disputado nesta quinta-feira, foi muito bom. Porém, o desempenho nos trinta minutos iniciais de partida não foi suficiente para a equipe brasileira conquistar a vitória sobre os vice-campeões mundiais, que venceram por 28 a 25. Esta foi a terceira derrota do Brasil no grupo A e a classificação para as quartas-de-final está bastante ameaçada.

Mikhail Voskresensky/Reuters
Brasil endureceu jogo contra a Polônia, mas não conseguiu vencer os europeus
SAIBA MAIS SOBRE A MODALIDADE
TABELA DA COMPETIÇÃO
VEJA FOTOS DA TERCEIRA RODADA
O próximo compromisso do time brasileiro, fundamental para manter as chances de classificação para a próxima etapa, será contra a China. O Brasil precisa ainda vencer a Espanha na última rodada da primeira fase e tirar a diferença no saldo de gols, para eliminar a equipe européia da competição. Os espanhóis, no momento, têm saldo de 13 gols. A seleção brasileira possui -30.

As previsões que apontavam que o Brasil seria goleado pela Polônia desde o início da partida foram contrariadas. Com um desempenho muito melhor do que o mostrado no último jogo da competição, contra a Croácia, a equipe brasileira conseguiu fazer jogo duro com os adversários. Até a metade da primeira etapa, o jogo estava empatado em 6 a 6.

Aos 17min, com gols de Léo, Borges e Bruno, o Brasil passou à frente dos europeus e marcou 9 a 6. Apostando na velocidade dos contra-ataques, o time brasileiro conseguiu manter uma vantagem segura de três gols até os 25min: 13 a 10. A seleção, no entanto, parou nos minutos finais da etapa e a equipe européia empatou em 14 a 14. Com um gol de Renato, o Brasil conseguiu fechar o tempo ainda na frente: 15 a 14.

O goleiro Maik foi a principal figura do confronto no início do segundo tempo. Com três grandes defesas e ligando os contra-ataques da equipe, o atleta foi fundamental para que o Brasil voltasse a abrir três gols de diferença, com 17 a 14, aos 5min. Sólido na defesa, o time brasileiro continuou na frente até os 11min: 19 a 16.

O jogo começou a mudar nos dez minutos finais. Aos 20min, a Polônia virou o marcador para 23 a 22 e, logo em seguida, ampliou a diferença. O Brasil errou ataques importantes no momento em que mais precisava fazer gols e os europeus aproveitaram para abrir vantagem: 26 a 23, aos 26min da segunda etapa. A Polônia seguiu firme na defesa e garantiu a vitória apertada por 28 a 25.

No outro jogo do grupo A, a Espanha passou pela China nesta quinta e conquistou a segunda vitória na competição. Sem dificuldades, os europeus bateram os donos da casa por 36 a 22, que seguem sem vencer no torneio e têm o Brasil como próximo adversário. O duelo marca o encontro entre os lanternas da chave, já que os dois times ainda não marcaram pontos na chave.

*Atualizada às 6h15

Compartilhe: