UOL Olimpíadas 2008 Notícias

13/08/2008 - 07h51

Camarões empata com a Itália vai rever Brasil nas quartas

Do UOL Esporte
Em São Paulo*
Com um empate sem gols diante da Itália no Tianjin Stadium, em Pequim, a seleção masculina de futebol de Camarões garantiu a classificação para as quartas-de-final do Grupo D na segunda colocação e vai encarar o Brasil na próxima fase dos Jogos Olímpicos.

Foi justamente diante dos "Leões" que o Brasil sofreu sua última derrota nos Jogos. Em Sydney-00, a seleção nacional então comandada pelo atual técnico palmeirense Vanderlei Luxemburgo perdeu na prorrogação e foi eliminada.

A Itália, por sua vez, conseguiu a vaga de forma invicta e sem sofrer nenhum gol em três jogos. Ao todo, marcou seis vezes. No entanto, desta vez, passou em branco em dia pouco inspirado do artilheiro Rossi, que balançou as redes duas vezes na competição.

A primeira colocação do grupo coloca a Itália em posição confortável nas quartas. A equipe sub-23 da seleção campeã do mundo em 2006 - nenhum jogador que atuou na Alemanha está nos Jogos de Pequim - irá cruzar a Bélgica, segunda colocada da chave do Brasil.

Os italianos, porém, têm agora apenas 16 jogadores para seguir na competição. Na última terça-feira, o atacante da Lazio Tommaso Rocchi foi cortado do torneio olímpico por conta de uma lesão na perna. Rocchi, que era o único jogador com mais de 23 anos no grupo do técnico Pierluiggi Casiraghi, já havia ficado fora da vitória por 3 a 0 contra Honduras. O meia Claudio Marchisio também deixou o torneio machucado.

A partida da Itália pelas quartas-de-final está marcada para o próximo sábado, às 7h (de Brasília), no Estádio dos Trabalhadores, em Pequim. Já Camarões vai cruzar com o Brasil na mesma data e horário em Shenyang.

No outro jogo do grupo, a Coréia do Sul derrotou a seleção de Honduras por 1 a 0 com gol de Dong Jin Kim. No entanto, as duas seleções morreram abraçadas e se despediram do torneio olímpico.

O jogo
A seleção de Camarões teve a primeira grande chance de abrir o placar logo aos 13 min de jogo. Bochetti tocou com a mão dentro da área e acabou recebendo o cartão amarelo. Na cobrança, o goleiro Viviano evitou aquele que poderia ser o primeiro gol sofrido pela seleção italiana.

A defesa encheu os europeus de moral, que partiram para cima e concentraram as melhores chances até o final do primeiro tempo. Principalmente porque, aos 32min, Mankejeck foi expulso por falta dura em Nocerino e Camarões ficou com 10 jogadores em campo.

Mesmo com um a menos, a equipe de Camarões conseguiu conter o ímpeto dos italianos e desceu para os vestiários com o empate, resultado que satisfazia as intenções de classificação dos africanos.

No segundo tempo, a primeira chance de gol surgiu apenas aos 27min. E foi para a Itália, com Cigarini arriscando chute forte de fora da área que Amour Tignyemb evitou. No final, a Itália tratou de tocar a bola e foi vaiada pela torcida presente ao estádio.

Itália
Viviano, De Ceglie, Nocerino, Montolivo e Giovinco (Candreva); Rossi, Dessena (Cigarini), Coda e Aquafresca; Bochetti e De Silvestri.
Técnico: Pierluigi Casiraghi

Camarões
Tignyemb, Ghomsi, Bikey, Song, Mbia e Mandjeck; Bekamenga (Olle), Bebey e Nkolou; Chedjou (Songoo) e Ngal (Bebe).
Técnico: Marc Mboua

Data: 13/08/2008 (quarta-feira)
Local: Tianjin Stadium (China)
Árbitro> Martin Vazquez (Uruguai
Auxiliares: Mauricio Espinosa e Miguel Nievas (Uruguai)
Cartões amarelos: Bebey (Camarões), Nocerino e Bochetti (Itália)
Cartões vermelhos: Mandjeck (Camarões)

*Atualizada às 12h04

Compartilhe: