UOL Olimpíadas 2008 Notícias

13/08/2008 - 07h27

China vence e se recupera no grupo B do basquete feminino

Do UOL Esporte*
Em São Paulo
A seleção feminina de basquete da China venceu a Nova Zelândia e segue viva na briga por um lugar na próxima fase do torneio olímpico de basquete. A equipe derrotou as neozelandesas por 80 a 63, na terceira rodada do grupo B.

Martin Mejia/AP
Nan Chen (E) fez grande partida e liderou China na vitória contra a Nova Zelândia
VEJA AS FOTOS DA RODADA
CONFIRA O QUADRO DE MEDALHAS
CALENDÁRIO DO BASQUETE
As chinesas, que estrearam bem com uma vitória sobre a seleção da Espanha, foram em seguida derrotadas pelos Estados Unidos, por 108 a 63, no jogo de maior diferença no placar até agora no basquete em Pequim-2008.

A seleção da China dominou a partida contendo as jogadas de ataque entre as neozelandesas Marino e Lisa Wallbutton. A pivô Nan Chen fez boa partida, liderando a vitória chinesa com 26 pontos marcados e 17 rebotes.

A equipe da Nova Zelândia começou bem no torneio olímpico de basquete, com vitória sobre a equipe de Mali. As duas derrotas seguintes, para Espanha e China, deixam o time com obrigação de vencer a República Tcheca na próxima rodada para chegar às quartas-de-final e seguir sonhando com uma medalha em Pequim-2008.

Jilian Harmon não repetiu a boa partida contra a Espanha. Apesar da derrota de sua equipe, a neozelandesa foi a cestinha da partida na rodada anterior com 22 pontos. Nesta quarta-feira, converteu apenas 14.

A China pontuou menos no terceiro quarto, em que as equipes somaram 17 pontos cada. Mesmo assim, neste período as chinesas abriram a maior vantagem do jogo no placar, 22 pontos, o que permitiu ao time administrar o jogo com tranqüilidade no tempo restante e consolidar a vitória em cima da Nova Zelândia.

"Eu estava terrivelmente nervoso antes deste jogo", disse o técnico da China, Tom Maher, após a vitória. "Felizmente demos conta do recado", acrescentou o australiano.

A equipe dona da casa pega o time de Mali na próxima rodada.

*Com agências internacionais

Compartilhe: